EMPA inaugura mais 15 km de rodovia na BR-101/BA

O estado da Bahia ganhou mais 15 km de pista duplicada na BR-101/BA. A obra, realizada com a participação EMPA, empresa do Grupo Teixeira Duarte, contemplou o trecho Esplanada-Entre Rios, do quilômetro 46 ao 60. Do início do projeto até agora, foram liberados um total de 42 km de nova pista em pavimento de concreto já aberta ao tráfego. 

As intervenções estão acontecendo em trechos contínuos de aproximadamente 80 km, divididos em dois lotes. Esta inauguração ocorreu no Lote 2, que contempla 41,98 km de extensão no subtrecho entre a BA-223 (Esplanada) e o entroncamento com a BR-110 (A). As obras continuam no Lote 1, localizado na divisa entre Sergipe/Bahia e o Entroncamento com a BA-093/400 (Entre Rios), com uma extensão de 41,60 km.

Um dos corredores rodoviários mais importantes do Brasil, a BR-101/BA corta o país de Norte a Sul, atravessando 12 estados. Devido à sua importância para a logística de transporte nacional, o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) tem investido na ampliação da capacidade de tráfego deste corredor, contando com a EMPA para realizar o projeto. Até o final do ano, aproximadamente 70 km de pista duplicada deverá ser entregue.

Esta é mais uma obra que reforça o compromisso do Grupo Teixeira Duarte em contribuir para o crescimento sustentado do Brasil por meio de todo o conhecimento e experiência adquiridos ao longo de quase um século de existência.

Hospital Metropolitano

Hospital e Maternidade Metropolitano da Lapa revitaliza o Pronto-Atendimento

A Teixeira Duarte Engenharia e Construções é a responsável pelo retrofit realizado no Hospital e Maternidade Metropolitano da Lapa, em São Paulo. A obra envolveu a revitalização de três áreas: PSA (Pronto-Socorro Adulto), PSI (Pronto-Socorro Infantil) e Grande Emergências.

Com 75 anos de história, o hospital sentiu a necessidade de repaginar os ambientes seguindo as tendências do setor de saúde visando proporcionar mais qualidade no atendimento. Para isso, contou com a expertise do grupo Teixeira Duarte, que projetou diversas mudanças, como o layout dos consultórios médicos e a modernização dos sistemas de climatização e sistema elétrico.

Os espaços receberam novos equipamentos automatizados que atuam no controle da temperatura, pressão e umidade. Outra novidade foi o IT Médico na Grande Emergência, que interliga a rede elétrica e dados a uma central, evitando transtornos por falta de energia. Também foram usados materiais e iniciativas sustentáveis, como o aproveitamento de luz natural durante o dia e a automação predial.

O grande desafio do projeto foi aumentar o número de salas sem ter um acréscimo de área. Além disso, foi necessário aumentar a recepção e criar uma praça de alimentação. Tudo isso foi realizado dentro do tempo estimado, com o cronograma final cumprido com 30 dias de antecedência.
Com a revitalização, o Hospital e Maternidade Metropolitano da Lapa passou a oferecer melhor atendimento e conforto a pacientes e colaboradores.

Para saber mais sobre o projeto realizado pela  Teixeira Duarte Engenharia e Construções, confira a reportagem publicada pela revista Healthcare Management (páginas 48 e 49).

 

Ponte Daule-Guayaquil, no Equador, facilitará o tráfego entre as duas cidades

Uma nova ponte ligará as cidades de Daule a Guayaquil, no Equador, proporcionando um acesso mais rápido e fácil à região. Com um orçamento inicial de 60 MM de USD, a Teixeira Duarte Engenharia e Construções figura como líder do Consórcio. A obra, iniciada em outubro de 2018, contempla 540 metros de extensão sobre o Rio Daule, formados por 9 vãos de 60 metros, 26,6 metros de largura e um gabarito livre de aproximadamente 7 metros.

As fundações são executadas em estacas metálicas circulares cravadas em rochas, com diâmetro 1500mm e espessura de 38mm.

A Ponte Daule-Guayaquil é concebida em estrutura mista, sendo o tabuleiro metálico e pré-lajes em concreto armado pré-tensionado e uma lâmina de compressão em concreto armado.

Soluções estruturais

Na margem de Guayaquil, está sendo construído o viaduto de “Cierro Colorado” com 270 metros de vão total, mantendo a solução estrutural da ponte: estrutura mista de concreto armado com pré-lajes em pré-tensão.

Na margem de Daule, está sendo construído o viaduto de “La Joya” com 108 metros de vão total, mantendo a solução estrutural do viaduto de “Cierro Colorado”: estrutura mista de concreto armado com pré-lajes em pré-tensão.

Os trabalhos ainda incluem os viadutos de acesso rodoviário, drenagens, movimentos de terras, muros de suporte, sinalização, acabamentos, iluminação e barreira acústica. Uma metodologia inovadora é a utilização de EPS nos encontros.

As soluções apresentadas e o bom andamento do projeto têm por objetivo contribuir com o desenvolvimento de uma engenharia de valor no Equador, reforçando e ampliando a atuação do Grupo no mercado Latino Americano.

Retrofit no Hospital Américas traz mais eficiência e alta tecnologia

Ao longo do tempo, é muito importante que edificações como hospitais passem por adequações que proporcionem maior qualidade no serviço prestado. Isso acontece porque a tecnologia e a medicina estão em constante evolução, trazendo novas possibilidades no atendimento dos pacientes.

A Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, S.A realizou esse trabalho de retrofit no Hospital Américas, no Rio de Janeiro. Cada detalhe da obra foi estrategicamente pensado para proporcionar a máxima eficiência e conforto aos pacientes e colaboradores.

Dentre as principais modificações estão a readequação do sistema de monitoramento, interligação das centrais de incêndio, melhorias no sistema de ar-condicionado e também no escoamento de águas pluviais.

Foram construídos novos ambientes e salas para exames de imagem, como tomografia e angiografia. Além disso, a Central de Resíduos foi ampliada e ajustes foram realizados nas instalações do Biotério.

Com foco na sustentabilidade, foi escolhido o uso de forro removível e outros materiais que não agridem o meio ambiente. Além disso, uma equipe de logística atuou durante todo o processo, fiscalizando e ajudando na solução de problemas e tomadas de decisão.

Como resultado, a modernização do hospital elevou a qualidade do atendimento e também do dia a dia dos profissionais, proporcionando mais autonomia, praticidade e conforto na realização dos cuidados diários com os pacientes.

A revista Healthcare Management publicou uma matéria sobre a obra realizada no Hospital Américas. Confira  – pág. 36-37.

 

Obras de Duplicação da Rodovia BR-101/BA

A BR-101/BA é um dos corredores rodoviários mais importantes do Brasil, implantada na época do governo militar, cortando o país de Norte a Sul, atravessando 12 estados.

Por sua importância para a logística de transporte nacional, o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) vem investindo na ampliação da capacidade de tráfego deste corredor, contando com a EMPA, empresa do Grupo Teixeira Duarte, para duplicar cerca de 80 km dentro do estado da Bahia, partindo da divisa com Sergipe.  

As intervenções acontecem em dois trechos contínuos, divididos em dois lotes.  O Lote 1, localizado entre a divisa entre Sergipe/Bahia e o Entroncamento com a BA-093/400 (Entre Rios), possui uma extensão de 41,60 km, com mais de 28 km duplicados e 23 km liberados para o tráfego, enquanto o Lote 2, localizado no subtrecho entre a BA-223 (Esplanada) e o entroncamento com a BR-110 (A), possui 41,98 km de extensão, com mais de 17 km duplicados e 5 km liberados.

Principais números da obra: 

  • Pavimento rígido com 225.000 m³ de concreto para 83,58 km de duplicação;
  • Execução de 14 Pontes/Viadutos;
  • Restauração de 9 Pontes/Viadutos;
  • 3.000.000,00 m³ de Terraplanagem. 

Esta obra utiliza tecnologia de ponta, e requer, por sua importância, o mais alto rigor no controle de execução, para garantia da máxima qualidade do serviço prestado.

O pavimento da pista duplicada conta com revestimento composto por placas de Concreto de Cimento Portland (CCP), com maior vida útil e menor custo de manutenção quando comparado às soluções de pavimento flexível, mais comum no Brasil.

Reabertura da Ponte Hercílio Luz atrai 50 mil pessoas

O monumento mais emblemático de Santa Catarina está novamente acessível para cidadãos e visitantes, após 28 anos de interdição total. Obra de arquitetura única, a restauração do cartão-postal chegou ao ápice nesta manhã (30) com a reabertura da estrutura, quando uma multidão de cerca de 50 mil pessoas atravessou a ligação mais antiga entre Ilha e Continente, um momento emocionante.
Anfitrião do ato de reabertura, o governador Carlos Moisés destacou que, mais do que ajudar na mobilidade urbana da região da Capital, o retorno da Hercílio Luz representa um aumento da autoestima da população do estado, que finalmente sentirá o benefício de uma obra que se arrastou por anos a fio.
Embora já seja possível passear pela estrutura, o desenho original da Velha Senhora só retornará em sua totalidade em março de 2020, quando termina o contrato com a Teixeira Duarte, responsável pelos trabalhos.
Para comemorar a reabertura, o Governo do Estado promove sete dias de eventos esportivos, gastronômicos e culturais. Durante a semana, pedestres e ciclistas poderão circular pelo monumento e aproveitar as atrações gratuitas. A cerimônia de abertura ainda teve o desfile de 172 veículos antigos, que passaram por cima da Ponte.
Secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Carlos Hassler salientou que a restauração exigiu um empenho comparável ao de construir uma ponte do zero. Mais da metade das peças foram trocadas enquanto Hercílio Luz estava sustentada por estruturas metálicas que foram colocadas a partir de suportes vindos do mar.
“Essa obra só saiu do papel graças a um esforço coletivo. São muitas pessoas que ajudaram para que hoje nós pudéssemos fazer essa reabertura, que é praticamente um presente de Ano Novo para todos os catarinenses. A empresa Teixeira Duarte, desde que assumiu, fez um trabalho sério e comprometido. Os órgãos estaduais, em especial os funcionários da Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade, também contribuíram muito para que chegássemos a esse ponto”, reforçou o secretário.
Com 821 metros de comprimento e inaugurada há 95 anos, a ponte da Capital é a única ainda de pé com o vão central suspenso em barras de olhal. Durante o trabalho de restauração da Hercílio Luz, todas as barras de olhal e cabos pendurais foram trocados, o que exigiu um gigantesco esforço de engenharia.
No decorrer dos últimos anos, milhares de trabalhadores se esforçaram para que o monumento pudesse, enfim, ser reaberto. Nesse último mês, aproximadamente 480 colaboradores trabalhavam ao mesmo tempo na Velha Senhora.
O governador Carlos Moisés ressaltou o esmero e a dedicação desses profissionais para trazer de volta à população a Hercílio Luz. “São pessoas que em muitos casos ficaram longe de suas famílias, trabalharam de madrugada, para que hoje nós pudéssemos estar festejando essa reabertura. A todos os trabalhadores da Hercílio Luz, o nosso muito obrigado”, agradece Moisés.
A Teixeira Duarte tem um imenso orgulho em participar desta restauração histórica e emblemática. Agradecemos o empenho e dedicação de cada colaborador que se envolveu nesta desafiadora empreitada.

Veja a matéria completa  publicada pelo Governo do Estado de Santa Catarina

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom