Uma nova ponte ligará as cidades de Daule a Guayaquil, no Equador, proporcionando um acesso mais rápido e fácil à região. Com um orçamento inicial de 60 MM de USD, a Teixeira Duarte Engenharia e Construções figura como líder do Consórcio. A obra, iniciada em outubro de 2018, contempla 540 metros de extensão sobre o Rio Daule, formados por 9 vãos de 60 metros, 26,6 metros de largura e um gabarito livre de aproximadamente 7 metros.

As fundações são executadas em estacas metálicas circulares cravadas em rochas, com diâmetro 1500mm e espessura de 38mm.

A Ponte Daule-Guayaquil é concebida em estrutura mista, sendo o tabuleiro metálico e pré-lajes em concreto armado pré-tensionado e uma lâmina de compressão em concreto armado.

Soluções estruturais

Na margem de Guayaquil, está sendo construído o viaduto de “Cierro Colorado” com 270 metros de vão total, mantendo a solução estrutural da ponte: estrutura mista de concreto armado com pré-lajes em pré-tensão.

Na margem de Daule, está sendo construído o viaduto de “La Joya” com 108 metros de vão total, mantendo a solução estrutural do viaduto de “Cierro Colorado”: estrutura mista de concreto armado com pré-lajes em pré-tensão.

Os trabalhos ainda incluem os viadutos de acesso rodoviário, drenagens, movimentos de terras, muros de suporte, sinalização, acabamentos, iluminação e barreira acústica. Uma metodologia inovadora é a utilização de EPS nos encontros.

As soluções apresentadas e o bom andamento do projeto têm por objetivo contribuir com o desenvolvimento de uma engenharia de valor no Equador, reforçando e ampliando a atuação do Grupo no mercado Latino Americano.