Infraestruturas Marítimas e Portuárias

Infraestruturas Marítimas e Portuárias

A Teixeira Duarte também atua na área das Obras Marítimas, Fluviais e Portuárias, construindo e reabilitando projetos de proteção costeira e fluviais, e de infraestruturas portuárias, fazendo dragagem de barra, canal de acesso, bacia portuária, aprofundamento e ampliação de cais, entre outras atividades.

A empresa tem feito um forte investimento na formação dos colaboradores nesta área, para que tenha equipes cada vez mais especializadas à frente dos projetos. Além disso, também realiza investimentos em equipamentos que permitem autonomia nas construções e a possibilidade de trabalhar com recursos próprios na execução.

No Brasil, a Teixeira Duarte foi responsável pela execução de escavação e dragagem do Finger Pier Sul e extensão do Cais Sul no Estaleiro Jurong, em Aracruz (ES). Nesta obra finalizada em 2015, o píer passou por uma dragagem e escavação da zona sob laje para a regularização do talude. A zona de acostagem também precisou passar por dragagem, assim como ambas as estruturas foram estendidas.

Em Portugal, destaca-se a obra de aprofundamento do cais do Terminal de Contentores de Alcântara  e  também uma obra executada em 2 fases no Porto de Peniche, no setor de pesca. Nela, foram realizadas dragagens, escavações, enrocamento e colocação de estacas. O trabalho da segunda fase durou 24 meses e foi finalizado em 2002.

Conheça outros projetos de Infraestruturas Marítimas e Portuárias realizados pela Teixeira Duarte:

Estaleiro Jurong Aracruz – EJA
Reabilitação do Porto de Nacala
Beneficiação do Cais de Serviço de Embarcações no Porto da Beira
Projeto e Construção da Ampliação e Modernização do Porto de La Guaira
Projeto, Aquisição e Construção da Doca de Operações Navais de apoio à Fábrica da Angola LNG
Molhe Nascente da Barra de Tavira