Infraestruturas Marítimas e Portuárias

Infraestruturas Marítimas e Portuárias

A Teixeira Duarte também atua na área das Obras Marítimas, Fluviais e Portuárias, estando habilitada para executar qualquer tipo de estrutura em ambiente marítimo, nomeadamente na construção e/ou reabilitação de obras de proteção costeira e fluviais, de infraestruturas portuárias, cais de acostagem, terminais portuários, incluindo dragagens de barras, canais de acesso, bacias de manobra, aprofundamento e ampliação de cais, entre outras correlatas.

A Teixeira Duarte tem feito um forte investimento na formação de colaboradores, técnicos e equipamentos específicos para esta área, visando o aumento da sua capacidade e engenharia nesta especialidade, estando assim preparada para fazer face ao potencial de crescimento, que se prevê elevado, para os próximos tempos.

No Brasil, o Grupo Teixeira Duarte participou do consórcio responsável pela execução das estruturas Off-Shore de concreto do Estaleiro Jurong Aracruz, no litoral norte do Espírito Santo, constituído pelo Finger Pier Sul, com 407m, Cais Sul, com 252m, e pela Extensão do Cais Sul, com 262m, totalizando mais de mil metros de frente acostável. Um dos maiores desafios neste projeto foi a execução das estruturas de concreto pelo método on-shore, ou seja, sobre plataforma aterrada com posterior remoção; além da escavação, abaixo destas estruturas, com profundidades de até 17m, o que demandou vasta experiência em terraplanagem e fundações e ainda o recurso a equipamentos muito específicos.

Outro dos projetos mais emblemáticos realizados até hoje nesta especialidade e na Empresa, foi a execução, em regime de “Full EPC”, do novo terminal de contentores do Porto de La Guaira, na Venezuela. Trata-se de um projeto de grandes dimensões e impacto que levou à mobilização de quase todos os setores da Empresa, numa demonstração clara da força e capacidade do Grupo para enfrentar os designados “Megaprojetos”. Trata-se de um projeto do tipo “Chave na Mão” onde se procedeu à Concepção; Procurement; Execução; Capacitação; Transferência de Tecnologia; Comissionamento e Startup de um Terminal de Contentores com capacidade de 600.000 TEU’s anuais, ocupando uma área de 28Ha, dos quais 20Ha foram conquistados ao mar. Neste projeto de elevada complexidade técnica e logística, para além de todos os trabalhos de construção, foram fornecidos os equipamentos de operação portuária, dos quais se destacam 6 Gruas Portainer STS de 65 Ton. Twin Lift e 15 RTG’s, todos eles de última geração e desenvolvidos especificamente para este projeto.

 

Conheça outros projetos de Infraestruturas Marítimas e Portuárias realizados pela Teixeira Duarte:

Estaleiro Jurong Aracruz – EJA
Reabilitação do Porto de Nacala
Beneficiação do Cais de Serviço de Embarcações no Porto da Beira
Projeto e Construção da Ampliação e Modernização do Porto de La Guaira
Projeto, Aquisição e Construção da Doca de Operações Navais de apoio à Fábrica da Angola LNG
Molhe Nascente da Barra de Tavira