Somafel executa nova obra no Complexo Minerador de Carajás

Somafel Ltda. (Brasil) , empresa do Grupo Teixeira Duarte, e a Vale, S.A. assinaram, no passado dia 3 de maio, o contrato de “Empreitada Total para a Prestação de Serviços Técnicos Especializados de Infraestrutura, Drenagem, Terraplenagem de Pequeno Porte e Repotenciamento da Via de Rolamento, nos Pátios da Usina I de Carajás”. A empreitada será realizada no Complexo Minerador de Carajás, no Estado do Pará, e tem um prazo de execução de 420 dias. Os trabalhos envolvem a demolição e remoção da via de rolamento existente e execução de via de rolamento nova, nos Pátios C e D, numa extensão total de 3.400 metros, bem como a drenagem e nivelamento do Pátio A, numa área de 32.500 m².

Com a assinatura deste novo contrato, a Somafel prossegue a sua atuação na Mina de Carajás, uma das maiores minas de ferro do mundo, depois de em 2019 e 2020 ter terminado, com sucesso, a reabilitação de outros pátios deste complexo minerador, consolidando sua parceria com a Vale neste tipo de atividades.

 

 

 

 

 

obras hospitalares

Obras realizadas pela Teixeira Duarte em Hospitais são destaque na revista HealthArq

A concepção de projetos hospitalares está condicionada a critérios que envolvem a sua complexidade, a vasta lista de normas técnicas exclusivas a serem obedecidas, instalações especiais, planejamento e logística de fluxo correto para a execução e manutenção, bem como práticas sustentáveis. A expertise da Teixeira Duarte neste setor foi destaque na Revista HealthArq, uma publicação voltada às obras hospitalares de maior relevância no país. Com o tema Edificações Inteligentes, a matéria abordou a intervenção realizada pela construtora nos hospitais: Américas, Metropolitano da Lapa e Pasteur. Neste artigo, explicamos as principais melhorias realizadas nestas obras.

Hospital Américas Medical City 

O Hospital Américas, no Rio de Janeiro, investiu em uma grande reforma em diversos ambientes de sua edificação, onde a Teixeira Duarte foi responsável pela criação de salas de exames, como sala de tomografia e de angiografia. Todo o sistema de HVAC (aquecimento, ventilação e ar-condicionado) do hospital foi reformado, com destaque para a substituição dos ventiladores de ferro por ventiladores com carcaça em fibra, pois o hospital fica muito próximo ao mar.

Outra etapa da construção que exigiu atenção especial foi o ambiente para acolher o Acelerador Linear de partículas, pois precisa de um grau de precisão milimétrico para que funcione corretamente.

Hospital Metropolitano da Lapa

Outro grande destaque das obras realizadas pela Teixeira Duarte foi o Hospital Metropolitano da Lapa (SP), onde foram realizadas a revitalização de três áreas do Hospital: PSA (Pronto-Socorro Adulto); PSI (Pronto-Socorro Infantil) e Grande Emergência. Outras intervenções importantes foram em três salas de exames, duas de raio-x e uma de tomografia.

Um dos principais pontos de destaque, assim como no Hospital Américas, foi a modernização dos sistemas de HVAC. Estes espaços receberam equipamentos automatizados para controle de temperatura, pressão e umidade, essenciais para leitos de isolamento e salas de exames de imagens.

Também houve preocupação com sustentabilidade no projeto, como na maioria dos projetos de engenharia e arquitetura. Portanto, a Teixeira Duarte deu preferência a materiais sustentáveis e também no aproveitamento de luz natural no projeto.

Hospital Pasteur

O Hospital Pasteur traz o que há de mais moderno em arquitetura e engenharia hospitalar e oferece uma estrutura completa e com diversas especialidades, com mais de 200 leitos, além de completo suporte diagnóstico.

Este hospital realizou um retrofit com a Teixeira Duarte. Na obra, houve a substituição da tubulação de água quente, além de construção e adequação da sala de tomografia, um projeto realizado em total sintonia pelas duas equipes: a da construtora e do hospital, pois tudo foi feito sem interromper os atendimentos aos pacientes.

Matéria na Revista HealthArq

Para conferir todos os detalhes das obras realizadas pela Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, acesse a matéria completa na Revista HealthArq, edição 34 (pág 60-62).

EMPA à frente de obras no Porto Sul, em Ilhéus na Bahia.

 

A EMPA S.A. Serviços de Engenharia, empresa do Grupo Teixeira Duarte, está à frente da execução das obras iniciais do Porto Sul, em Ilhéus, Bahia. As obras compreendem a construção dos acessos e caminhos de serviços do Terminal Portuário de Aritaguá e Ponte sobre o Rio Almada, que está sendo executada através de metodologia inovadora de lançamento e cravação de estacas, concebida e desenvolvida pela EMPA exclusivamente para este projeto.

Estado da Bahia ganha mais 16 km de pista duplicada na BR-116/BA Norte

Nesta sexta-feira (12/03), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) entregou mais 16 quilômetros de pista duplicada na BR-116 no estado da Bahia. O trecho aberto ao tráfego vai do km 387,4 ao km 403,4. As obras de duplicação, executadas pela EMPA S.A Serviços de Engenharia, empresa do Grupo Teixeira Duarte, visam promover mais segurança aos usuários da rodovia federal e melhorar o escoamento da produção, uma vez que a BR-116/BA é um importante eixo de ligação entre os municípios do noroeste baiano. O investimento do Governo Federal na obra é superior a R$ 358 milhões.

O segmento liberado faz parte do Lote 6, que possui um total de 40,34 quilômetros de extensão e está localizado no trecho que liga Feira de Santana à cidade de Santa Bárbara. Com esta liberação, 25,3 km já foram entregues ao usuário da rodovia, com aproximadamente mais 6 quilômetros em fase de pavimentação.

Durante essa fase de construção, foram gerados cerca de 380 empregos diretos, com reflexos positivos na economia da região.

A duplicação evitará o acúmulo de veículos na região da zona urbana de Feira de Santana, dando vazão ao tráfego intenso ocasionado pelo elevado número de veículos. Quando concluída, trará ainda benefícios como o escoamento de diversos insumos para o nordeste brasileiro e a redução do tempo de viagens.

Este é mais um projeto que reforça o compromisso do Grupo Teixeira Duarte com o crescimento sustentado do Brasil por meio de nosso conhecimento e experiência adquiridos ao longo de um século de existência.

Somafel assina contrato com a Vale para nova intervenção na Estrada de Ferro de Carajás

A Somafel Ltda., empresa do Grupo Teixeira Duarte, e a Vale S.A. assinaram no passado dia 21 de janeiro, o contrato de Empreitada de Execução dos Serviços de Superestrutura Ferroviária nos Km 389+930, 396+900 e 431+012 no Estado do Maranhão. A empreitada será realizada na Estrada de Ferro de Carajás e tem um prazo de execução de 210 dias. Os trabalhos envolvem a substituição de 3 travessões universais (TUs), constituídos cada um deles por 4 AMVs e respectivas linhas intermediárias, bem como a readequação dos sistemas de sinalização.

Este novo contrato será a décima intervenção que a Somafel realiza na Estrada de Ferro de Carajás, uma das ferrovias com maior capacidade de transporte do mundo, onde circulam diariamente 22 a 24 trens de carga de minério com 3,5 km de extensão cada, para além de composições com outras cargas e transporte de passageiros.