Teixeira Duarte marca presença no Hackathon 2024 com desafio “Engenharia Desbravando Adversidades”

A Teixeira Duarte – Engenharia e Construções marcou presença na 3ª edição do Hackathon da Escola de Engenharia Mackenzie, que acontece até o dia 26 de abril. O evento, que conta com a participação de 41 empresas, oferece aos alunos a oportunidade de enfrentar uma ampla variedade de desafios inovadores no campo das engenharias, preparando-os para resolver problemas reais.

O desafio proposto pela empresa este ano é “A Engenharia Desbravando a Adversidade – A construção de uma ponte que supera desafios”. Esta tarefa desafia os participantes a projetarem uma ponte para tráfego de veículos pesados em uma área remota e alagadiça, enfrentando condições geotécnicas adversas, acesso limitado, considerações ambientais significativas, além de questões de segurança e manutenção futura.

Como parte da solução para o desafio, os alunos foram incentivados a apresentar um estudo conceitual para o projeto da ponte, que inclui uma variedade de elementos demonstrando uma compreensão abrangente dos problemas e das soluções inovadoras propostas.

A cerimônia de abertura do evento contou com a presença de representantes da Teixeira Duarte, reforçando o compromisso da empresa em apoiar a próxima geração de engenheiros e construir um futuro melhor. Ao longo do evento, espera-se que os participantes aproveitem essa experiência única para aprimorar suas habilidades e expandir seu conhecimento, criatividade e espírito de equipe, colaborando para soluções engenhosas e sustentáveis.

Novo Posicionamento: EMPA e Teixeira Duarte – Engenharia e Construções como uma só marca

O Grupo Teixeira Duarte anuncia um novo posicionamento estratégico na área da Construção no Brasil.

A partir desta data, com o intuito de fortalecer a atuação e reforçar a representação no mercado brasileiro, as marcas EMPA S.A. SERVIÇOS DE ENGENHARIA e TEIXEIRA DUARTE – ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES S.A. serão unificadas na marca TEIXEIRA DUARTE – ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES, mantendo inalteradas as razões sociais de cada empresa, mas ampliando os focos de negócios. Esta decisão alinha-se com a visão de crescimento e aprimoramento, consolidando o legado e a expertise da EMPA sob uma marca centenária, globalmente reconhecida e respeitada no mercado da Construção.

Há sete décadas no Brasil, a EMPA construiu um portfólio robusto em obras de infraestruturas, um feito que agora se integra à envergadura global e multiplicidade de atuação da Teixeira Duarte. Esta unificação é um passo natural para simplificar processos e fortalecer a posição do Grupo no mercado, alinhando-se com o objetivo comum de fazer mais e melhor.

Neste processo de transformação, muda-se a marca, mas os valores estruturantes permanecem e se solidificam: o engenho na busca de soluções eficientes e inovadoras, a verdade na condução dos negócios e o compromisso com cada projeto, com a sociedade, com cada cliente, parceiro, fornecedor e com cada pessoa que faz parte da equipe. Esses princípios continuam a ser o alicerce sobre o qual são construídas não apenas estruturas físicas, mas também relações duradouras e confiáveis.

A unificação das marcas é um reflexo desta força coletiva. Juntos, ampliamos a capacidade de enfrentar desafios mais significativos, promover a sustentabilidade e a inovação contínua, e seguir contribuindo para a construção de um mundo melhor.

Obra do Templo de Salvador atinge a Conclusão Substancial

Localizada em Salvador, Bahia, a obra do Templo da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, executada pela Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, atinge a Conclusão Substancial.

A obra abrange um subsolo, pavimento térreo, pavimento superior e áreas técnicas, destacando-se pela sua arquitetura inspirada no estilo colonial português, característico do Centro Histórico de Salvador. A construção inclui também um edifício de dois pavimentos para alojamento.

Com uma área total construída de 4.816,43 m², o projeto integra cerca de 4,5 mil metros quadrados de área de preservação ambiental, e 9.307,61 metros quadrados de área de implantação, dedicados ao paisagismo interno. A Teixeira Duarte foi a responsável tanto pela prestação de serviços de construção quanto pela pré-construção, fase que compreende estudos de viabilidade técnica e planejamento da obra.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comunidade de Antônio Pereira, em Ouro Preto/MG é beneficiada com Pátio de Lazer revitalizado

Emoção e alegria marcaram a inauguração do novo Pátio de Lazer do Centro Promocional e Educacional Padre Ângelo, localizado no Distrito de Antônio Pereira, em Ouro Preto, Minas Gerais. Uma instituição da igreja católica que abriga cerca de 130 crianças de 2 a 5 anos para educação infantil, além de se colocar à serviço da população carente e em situação de vulnerabilidade social da região.

A revitalização do espaço, antes bastante degradado, foi possível graças a uma parceria entre a construtora EMPA S.A. – Serviços de Engenharia, empresa do Grupo Teixeira Duarte, e a Vale, cuja intervenção incluiu a reforma total do Pátio de Lazer, com diversas melhorias, como o cercamento, a cobertura, a pintura, a instalação de piso em grama sintética, além da implementação de novos brinquedos para a diversão e maior segurança das crianças.

O objetivo foi proporcionar um espaço para interação das crianças, capaz de fomentar a dimensão recreativa e prover o desenvolvimento integrado delas, de forma segura, independentemente das condições climáticas.

A inauguração foi realizada no dia 19 de fevereiro, e contou com a participação e apoio da equipe da EMPA, representantes da Vale, da Instituição, autoridades locais, funcionários, pais, alunos e membros da comunidade.

O diretor da Instituição, Pe. Marcelo Moreira Santiago abriu o evento, com um agradecimento à iniciativa das empresas ressaltando a importância desta relação e aproximação com as comunidades. Tiveram também a palavra, o vereador Wanderley Leitoa, o presidente da Associação de Moradores, Wemerson Titão, e representantes da EMPA e da Vale.

Para o Grupo Teixeira Duarte, é gratificante poder contribuir com as comunidades onde suas obras são realizadas, principalmente quando esta visão é alinhada com a dos seus clientes. É parte integrante do plano de sustentabilidade do Grupo Teixeira Duarte fomentar a inclusão social, a educação, e o bem-estar daqueles que atuam em suas obras ou que vivem no entorno delas, trazendo mais do que a geração de emprego e desenvolvimento de fornecedores locais durante sua execução. Busca deixar uma marca perene e duradoura na sociedade, entregando mais infraestrutura e qualidade de vida, impactando positivamente a vida das pessoas, construindo assim, um mundo melhor.

 

Comunidade da Vila São Raimundo, em Bom Jesus do Tocantins/PA, ganha projeto cultural de musicalização de jovens

A SOMAFEL, empresa do Grupo Teixeira Duarte, em parceria com o Programa Partilhar da Vale, anunciou o lançamento do projeto “Musicalizando Jovens” na Vila São Raimundo, município de Bom Jesus do Tocantins, Pará. O evento de lançamento ocorreu no dia 24 de fevereiro de 2024, contando com a presença da comunidade local, jovens, autoridades, representantes da SOMAFEL e da Vale.

O projeto tem como objetivo oferecer oportunidades de desenvolvimento musical e cultural para os jovens da comunidade, promovendo a inclusão social e cultural. A iniciativa foi desenvolvida em colaboração com a Paróquia Bom Jesus, a Associação de Moradores e a Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Tocantins, por meio da Secretaria de Assistência Social, evidenciando uma forte parceria comunitária.

A SOMAFEL contribuiu para o projeto com a reforma e climatização da sala destinada às atividades, além da doação de instrumentos musicais, equipamentos de informática e mobiliário, garantindo as condições necessárias para o desenvolvimento do projeto.

Durante o evento de lançamento, foram detalhadas as metas e as atividades que serão desenvolvidas no âmbito do projeto, assim como os benefícios esperados para os jovens e para a comunidade como um todo. A importância da música como ferramenta de transformação social foi um dos pontos enfatizados, destacando-se o potencial de promover não apenas o desenvolvimento de habilidades artísticas, mas também de valores como o trabalho em equipe e a disciplina.

Além da dimensão educativa e cultural, o projeto “Musicalizando Jovens” visa fortalecer o tecido social da Vila São Raimundo, incentivando a participação comunitária e a colaboração entre diferentes atores sociais e instituições. A expectativa é que, por meio deste projeto, os jovens não só desenvolvam as suas capacidades musicais, mas também adquiram competências que contribuam para o seu crescimento pessoal e profissional, gerando impactos positivos sustentáveis na comunidade.

Para o Grupo Teixeira Duarte, é essencial contribuir com as comunidades locais. Este envolvimento faz parte do seu plano de negócios, enfatizando a inclusão social, a educação e o bem-estar das comunidades onde atua. Por meio de iniciativas como o “Musicalizando Jovens”, o Grupo procura impactar positivamente a sociedade, deixar um legado significativo, promover uma melhoria contínua na qualidade de vida e construir um futuro melhor.

Transformação do Aeroporto Internacional de João Pessoa

A Teixeira Duarte liderou o consórcio responsável pela expansão e melhorias do Aeroporto Internacional de João Pessoa – Presidente Castro Pinto. 

 

 

O aeroporto foi contemplado com uma modernização abrangente do terminal de passageiros, expandindo check-ins, áreas de embarque e desembarque internacional e doméstico, além de banheiros modernos e um novo sistema de ar condicionado. Elevadores e duas pontes de embarque para aeronaves foram adicionados, com um volume significativo de construção: 5.000 metros cúbicos de concreto, 115 toneladas de aço, 233 toneladas de estrutura metálica e 2.200 metros quadrados de lajes e steel deck. 

As melhorias continuaram com a construção de uma nova central de utilidades, subestação de energia, Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) e salas especializadas, como transformadores, nobreak e salas de TI. Além disso, foram implementadas melhorias substanciais no pátio 1, incluindo a substituição de placas de concreto, novo sistema de drenagem e instalação de redes completas de dados, elétrica e iluminação. 

Nos pátios 2 e taxiway, ocorreram reformas e construção de novas placas de concreto, expansão de posições para aeronaves, melhorias de segurança, além da instalação de novas torres e iluminação. Já no pátio 3, o foco foi na recuperação do piso em concreto e selagem de trincas e fissuras.

A Teixeira Duarte também foi responsável pela execução de sinalizações verticais e horizontais, instrumentos de auxílio como balizamento e sistema Papi, revitalização da pista de pouso e decolagem com fresagem, CBUQ e novas áreas de Área de Segurança de Extremidade de Pista (RESA). 

Com um sistema de gestão robusto, foram assegurados a qualidade, segurança e saúde no trabalho para essa verdadeira transformação que elevou a infraestrutura aeroportuária da Paraíba a novos patamares. 

 

   

 

Fotos: Rafael Passos