Comunidade de Antônio Pereira, em Mariana/MG é beneficiada com Pátio de Lazer revitalizado

Emoção e alegria marcaram a inauguração do novo Pátio de Lazer do Centro Promocional e Educacional Padre Ângelo, localizado no Distrito de Antônio Pereira, em Mariana, Minas Gerais. Uma instituição da igreja católica que abriga cerca de 130 crianças de 2 a 5 anos para educação infantil, além de se colocar à serviço da população carente e em situação de vulnerabilidade social da região.

A revitalização do espaço, antes bastante degradado, foi possível graças a uma parceria entre a construtora EMPA S.A. – Serviços de Engenharia, empresa do Grupo Teixeira Duarte, e a Vale, cuja intervenção incluiu a reforma total do Pátio de Lazer, com diversas melhorias, como o cercamento, a cobertura, a pintura, a instalação de piso em grama sintética, além da implementação de novos brinquedos para a diversão e maior segurança das crianças.

O objetivo foi proporcionar um espaço para interação das crianças, capaz de fomentar a dimensão recreativa e prover o desenvolvimento integrado delas, de forma segura, independentemente das condições climáticas.

A inauguração foi realizada no dia 19 de fevereiro, e contou com a participação e apoio da equipe da EMPA, representantes da Vale, da Instituição, autoridades locais, funcionários, pais, alunos e membros da comunidade.

O diretor da Instituição, Pe. Marcelo Moreira Santiago abriu o evento, com um agradecimento à iniciativa das empresas ressaltando a importância desta relação e aproximação com as comunidades. Tiveram também a palavra, o vereador Wanderley Leitoa, o presidente da Associação de Moradores, Wemerson Titão, e representantes da EMPA e da Vale.

Para o Grupo Teixeira Duarte, é gratificante poder contribuir com as comunidades onde suas obras são realizadas, principalmente quando esta visão é alinhada com a dos seus clientes. É parte integrante do plano de sustentabilidade do Grupo Teixeira Duarte fomentar a inclusão social, a educação, e o bem-estar daqueles que atuam em suas obras ou que vivem no entorno delas, trazendo mais do que a geração de emprego e desenvolvimento de fornecedores locais durante sua execução. Busca deixar uma marca perene e duradoura na sociedade, entregando mais infraestrutura e qualidade de vida, impactando positivamente a vida das pessoas, construindo assim, um mundo melhor.

 

Comunidade da Vila São Raimundo, em Bom Jesus do Tocantins/PA, ganha projeto cultural de musicalização de jovens

A SOMAFEL, empresa do Grupo Teixeira Duarte, em parceria com o Programa Partilhar da Vale, anunciou o lançamento do projeto “Musicalizando Jovens” na Vila São Raimundo, município de Bom Jesus do Tocantins, Pará. O evento de lançamento ocorreu no dia 24 de fevereiro de 2024, contando com a presença da comunidade local, jovens, autoridades, representantes da SOMAFEL e da Vale.

O projeto tem como objetivo oferecer oportunidades de desenvolvimento musical e cultural para os jovens da comunidade, promovendo a inclusão social e cultural. A iniciativa foi desenvolvida em colaboração com a Paróquia Bom Jesus, a Associação de Moradores e a Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Tocantins, por meio da Secretaria de Assistência Social, evidenciando uma forte parceria comunitária.

A SOMAFEL contribuiu para o projeto com a reforma e climatização da sala destinada às atividades, além da doação de instrumentos musicais, equipamentos de informática e mobiliário, garantindo as condições necessárias para o desenvolvimento do projeto.

Durante o evento de lançamento, foram detalhadas as metas e as atividades que serão desenvolvidas no âmbito do projeto, assim como os benefícios esperados para os jovens e para a comunidade como um todo. A importância da música como ferramenta de transformação social foi um dos pontos enfatizados, destacando-se o potencial de promover não apenas o desenvolvimento de habilidades artísticas, mas também de valores como o trabalho em equipe e a disciplina.

Além da dimensão educativa e cultural, o projeto “Musicalizando Jovens” visa fortalecer o tecido social da Vila São Raimundo, incentivando a participação comunitária e a colaboração entre diferentes atores sociais e instituições. A expectativa é que, por meio deste projeto, os jovens não só desenvolvam as suas capacidades musicais, mas também adquiram competências que contribuam para o seu crescimento pessoal e profissional, gerando impactos positivos sustentáveis na comunidade.

Para o Grupo Teixeira Duarte, é essencial contribuir com as comunidades locais. Este envolvimento faz parte do seu plano de negócios, enfatizando a inclusão social, a educação e o bem-estar das comunidades onde atua. Por meio de iniciativas como o “Musicalizando Jovens”, o Grupo procura impactar positivamente a sociedade, deixar um legado significativo, promover uma melhoria contínua na qualidade de vida e construir um futuro melhor.

Transformação do Aeroporto Internacional de João Pessoa

A Teixeira Duarte liderou o consórcio responsável pela expansão e melhorias do Aeroporto Internacional de João Pessoa – Presidente Castro Pinto. 

 

 

O aeroporto foi contemplado com uma modernização abrangente do terminal de passageiros, expandindo check-ins, áreas de embarque e desembarque internacional e doméstico, além de banheiros modernos e um novo sistema de ar condicionado. Elevadores e duas pontes de embarque para aeronaves foram adicionados, com um volume significativo de construção: 5.000 metros cúbicos de concreto, 115 toneladas de aço, 233 toneladas de estrutura metálica e 2.200 metros quadrados de lajes e steel deck. 

As melhorias continuaram com a construção de uma nova central de utilidades, subestação de energia, Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) e salas especializadas, como transformadores, nobreak e salas de TI. Além disso, foram implementadas melhorias substanciais no pátio 1, incluindo a substituição de placas de concreto, novo sistema de drenagem e instalação de redes completas de dados, elétrica e iluminação. 

Nos pátios 2 e taxiway, ocorreram reformas e construção de novas placas de concreto, expansão de posições para aeronaves, melhorias de segurança, além da instalação de novas torres e iluminação. Já no pátio 3, o foco foi na recuperação do piso em concreto e selagem de trincas e fissuras.

A Teixeira Duarte também foi responsável pela execução de sinalizações verticais e horizontais, instrumentos de auxílio como balizamento e sistema Papi, revitalização da pista de pouso e decolagem com fresagem, CBUQ e novas áreas de Área de Segurança de Extremidade de Pista (RESA). 

Com um sistema de gestão robusto, foram assegurados a qualidade, segurança e saúde no trabalho para essa verdadeira transformação que elevou a infraestrutura aeroportuária da Paraíba a novos patamares. 

 

   

 

Fotos: Rafael Passos

Ampliação e modernização do Aeroporto de Campina Grande

As obras de ampliação do Aeroporto de Campina Grande – Presidente João Suassuna, iniciadas em dezembro de 2021 e lideradas pela Teixeira Duarte, representam um passo significativo para o crescimento econômico e turístico no nordeste brasileiro. 

O projeto faz parte do consórcio da Aena Brasil que também revitalizou o Aeroporto de João Pessoa, consolidando a Teixeira Duarte como uma escolha líder em projetos aeroportuários.

Após a conclusão das obras, o aeroporto agora tem a capacidade de atender a 250 mil passageiros por ano, um passo significativo para atender o crescente fluxo de viajantes na região.

A implementação do projeto abrangeu uma série de atividades estratégicas, confira:

Ampliação da Infraestrutura

  • A área de construção foi expandida para um total de 5.134,02 m², com foco principal na reforma e ampliação do Terminal de Passageiros, que agora incorpora 3.492,35 m² dessa extensão. Essa expansão proporciona maior capacidade operacional, melhor circulação e conforto de passageiros e áreas dedicadas a serviços adicionais. 
  • O Prédio Administrativo passou por uma reforma abrangente, agregando 740,90 m² ao seu espaço de forma a contribuir para a eficiência operacional. 
  • A implementação de dois pavimentos representa uma abordagem eficiente na otimização do espaço disponível, acomodando operações aeroportuárias de maneira mais eficaz, oferecendo flexibilidade e adaptabilidade.

Desenvolvimento da Infraestrutura Aeroportuária

  • A implementação de um novo Pátio de Estacionamento de Aeronaves foi uma medida estratégica para se adequar ao Plano de Zona de Proteção (PZP), de forma a aprimorar a logística operacional e acomodar aeronaves de maneira mais eficiente. 
  • A introdução de um novo acesso, conhecido como Taxiway, proporciona uma ligação direta da pista de pouso e decolagem ao novo pátio, otimizando o fluxo de tráfego aéreo e minimizando tempos de espera. 
  • As adaptações na pista, especialmente a instalação das novas áreas de segurança de extremidade de pista (RESAS) nas cabeceiras 13 e 33 visam garantir operações aéreas mais seguras e eficazes. 
  • A escolha estratégica de incorporar estruturas metálicas fortalece a base da infraestrutura aeroportuária. Além de conferir resistência, essa abordagem oferece versatilidade estrutural, adaptabilidade e longevidade das instalações.

Inovação e Sustentabilidade

  • A implementação de um sistema de iluminação com sensores de presença e ajuste automático de intensidade reflete o compromisso com a eficiência energética. 
  • A instalação de fachadas em vidro otimiza a entrada de luz natural nas instalações, criando ambientes mais arejados e reduzindo a dependência de iluminação artificial. 
  • A introdução de pavimentos técnicos ajuda a otimizar a eficiência operacional do aeroporto, facilitando a manutenção de sistemas e instalações. 
  • As inovações nos sistemas hidráulicos e de gestão de resíduos visam não apenas a eficiência, mas a adoção de práticas ecologicamente corretas.

 

Este projeto não apenas eleva o padrão da infraestrutura regional, mas também destaca o compromisso da Teixeira Duarte com a inovação técnica e a excelência, superando desafios como logística, suprimentos, formação e retenção de mão de obra local, entre tantos outros comuns a esse tipo de operação.

 

Teixeira Duarte: Inovação e Sustentabilidade em Engenharia

Com mais de 100 anos de experiência, a Teixeira Duarte atua em todas as áreas da engenharia e tem se destacado por oferecer soluções completas, inovadoras e sustentáveis, customizadas de acordo com a necessidade dos clientes, contribuindo para a produtividade e qualidade em todos os projetos.

Um dos pilares da empresa é a multidisciplinaridade, trabalhando de forma conjunta a  Engenharia e Construção, garantindo que os projetos sejam planejados, executados e mantidos da forma mais eficiente. 

A atuação em todo o ciclo de vida dos projetos é um diferencial que permite resultados expressivos, principalmente relacionados à qualidade final da construção e redução de custos, em uma ampla variedade de setores.

➡️ Pré-construção: etapa que antecede a execução dos projetos, envolvendo dedicação estratégica da equipe no desenvolvimento de soluções de engenharia para a construtibilidade, redução de riscos e refinamento do projeto, garantindo uma base sólida para a execução eficiente e de alta qualidade. 

➡️ Engenharia de Valor: análise criteriosa de cada aspecto do projeto, buscando alternativas técnicas sustentáveis e propondo soluções de reengenharia para otimização de custos e maximização de eficiência e benefícios, de acordo com a necessidade do cliente.

➡️ Anteprojeto e Projeto de Execução: realizado o Controle de Qualidade de Projeto (CQP), avaliando em termos qualitativos e quantitativos as diferentes opções e soluções para as necessidades dos clientes, dentro das regras da boa arte da construção, e verificando o orçamento e o prazo de execução.

➡️ Procurement: gestão estratégica de aquisição e aprovisionamento de recursos, matérias-primas e serviços para otimizar a execução, contribuindo para a excelência operacional.

➡️ Construção e Montagem: aplicação de conhecimento técnico para garantir execução eficiente, definindo a priori as técnicas, os procedimentos, as tecnologias, as máquinas e os equipamentos que serão utilizados na execução de cada etapa da construção, desenvolvendo um plano de ataque estruturado.

➡️ Startup, Operação e Manutenção: continuidade do compromisso com a qualidade e funcionamento.

Soluções integradas e multidisciplinares são uma das chaves para a construção de um futuro melhor!

#TeixeiraDuarte #TeixeiraDuarteConstrução #ConstruindoUmMundoMelhor #Engenharia #Construção #Sustentabilidade #Inovação #SolucõesIntegradas #Préconstrução #EngenhariaDeValor #Anteprojeto #Projeto de Execução #Procurement #Construção #Montagem #Startup #Operação  #Manutenção #Multidisciplinaridade 

EMPA Renova Frota e Fortalece Presença no Mercado de Infraestrutura Brasileiro

A EMPA, empresa do Grupo Teixeira Duarte, incrementou sua frota de equipamentos de infraestruturas, com a aquisição de 5 tratores de esteiras, 5 escavadeiras, que foram entregues no final de 2023 e 3 motoniveladoras, que serão recebidas no início de 2024. Esta renovação de frota reforça a prioridade do Grupo Teixeira Duarte em consolidar ainda mais a sua participação no mercado brasileiro, reforçando a atuação da EMPA nas operações de grandes volumes.