Teixeira Duarte participa das Jornadas de Engenharia Civil da Região Autônoma da Madeira

A Ordem dos Engenheiros da Região da Madeira realizou, no dia 22 de junho, no Museu de Imprensa da Madeira, em Câmara de Lobos, as Jornadas de Engenharia Civil da Região Autônoma da Madeira, com o tema “A Engenharia Civil e os desafios para a sustentabilidade”. A Teixeira Duarte – Madeira, S.A., empresa recém-criada e totalmente controlada pela Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, S.A. (TD-EC), participou como patrocinadora e palestrante do evento.
‎‎
Com um programa abrangendo diversas temáticas, a Teixeira Duarte contribuiu especialmente no tema Inovação/Novas Tecnologias/Sustentabilidade, apresentando a palestra “Aplicação prática de novas tecnologias e sustentabilidade”, conduzida pela responsável pela Direção de Projetos da TD-EC, Laura Esteves.
‎‎
A participação nessas Jornadas foi uma oportunidade para compartilhar experiências, analisar tendências e refletir sobre os desafios da Engenharia Civil, com ênfase no contexto da Região Autônoma da Madeira, onde a Teixeira Duarte possui um histórico significativo de obras realizadas e planeja continuar investindo para manter sua posição de relevância no setor regional de AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção).

 

Teixeira Duarte participa do Projeto GreeNexUS e colabora em Formação sobre Urbanismo Verde na Itália

A parceria entre GreeNexUS e Teixeira Duarte proporcionou à empresa participar na primeira semana de formação do projeto, realizada na cidade de Imola, em Itália, no final de maio. A iniciativa, promovida pela Universidade de Bolonha, envolveu 10 alunos doutorandos e membros do Executive Board, Training Committee e Supervisory Board do GreeNexUS, assim como professores de universidades europeias, centros de pesquisa, empresas e ONGs participantes da associação.

Com foco na partilha de conceitos sobre urbanismo verde, o programa incluiu uma série de palestras, workshops e um hackathon. Nas sessões foram discutidas algumas soluções construtivas que têm sido adotadas, como coberturas verdes e cidades-esponja, bem como metodologias e abordagens práticas. Outros assuntos abordados foram a regeneração de contextos urbanos consolidados e a metodologia Life Cycle Thinking em novas infraestruturas verdes.

Além das atividades formativas, a GreeNexUS Week incluiu as etapas curriculares de avaliação, o acompanhamento dos doutorandos e o progresso do projeto. O objetivo é garantir que os regulamentos e processos estão sendo executados de forma a assegurar a conformidade, a eficiência e o sucesso do projeto.

Inserido no Marie Skłodowska-Curie Actions, um programa de referência na União Europeia, o GreeNexUS é financiado pelo “Horizonte Europa”, programa-quadro de Investigação e Inovação da União Europeia, e permite que um total de 20 instituições de 9 países europeus possam trabalhar em 10 temas específicos e multidisciplinares que pretendem transformar as cidades da Europa para se tornarem mais verdes, saudáveis e seguras, ajudando a reduzir as ameaças ao bem-estar mental e físico de uma sociedade em envelhecimento e com crescentes desigualdades.

A Teixeira Duarte é, em conjunto com 6 universidades, beneficiária deste projeto totalmente financiado. A empresa lidera o tema “Green-BIM” e, em colaboração com o Instituto Superior Técnico, está orientando o projeto de doutorado “DC6-BIM workflow for green high–performance building: design to construction”.

Teixeira Duarte vence prêmio Ricardo Esquível Teixeira Duarte atribuído pela Sociedade Portuguesa de Geotecnia

A Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, S.A. foi reconhecida com o Prêmio Ricardo Esquível Teixeira Duarte de 2022 pelo seu projeto de reabilitação, recalque e reforço de uma infraestrutura portuária para instalação de um Synchrolift para navios de 9000 toneladas. O prêmio foi recebido no dia 14 de maio, em Évora, no âmbito do 18º Congresso Nacional de Geotecnia, pelo Eng. Paulo Matias Ramos, da Direção de Projetos da Teixeira Duarte, que executou também a apresentação do trabalho realizado no referido projeto.

Instituído em 2017 pela Sociedade Portuguesa de Geotecnia, o Prêmio Ricardo Esquível Teixeira Duarte visa incentivar e distinguir os autores de soluções de projeto de obras geotécnicas ou de obras com relevante componente geotécnica, que se destaquem por inovações na concepção, no projeto, na execução, nos materiais usados ou no controle da sua execução.

 

Teixeira Duarte integra o projeto de investigação europeu GreeNexUS

A Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, S.A. integra o Consórcio GreeNexUS, que se insere no Marie Sklodowska-Curie Actions, o programa de referência da União Europeia para doutorandos e pós-doutorandos, liderando o tema “Green-BIM”.

Através deste programa colaborativo, baseado na “Formação pela Investigação”, a Teixeira Duarte orientará o trabalho de um Doutorando com o objetivo de: (1) criar um “framework” para a promoção de edifícios verdes como motores para a melhoria da qualidade urbana e saúde ambiental em futuras sociedades de baixo carbono; (2) criar um fluxo de trabalho em BIM para projetar edifícios verdes de alto desempenho, como base para padronização de processos repetíveis, consistentes e intuitivos; (3) definir diretrizes para novos requisitos profissionais e plataformas futuras para acelerar o desenvolvimento do BIM.

Aceitando o desafio que lhe foi lançado diretamente pela Universidade de Bolonha, entidade que coordena o programa, a Teixeira Duarte é, em conjunto com 6 universidades europeias, beneficiária deste projeto totalmente financiado, sendo a única empresa com este estatuto no consórcio. Além dos 7 beneficiários, o GreeNexUS integra também 12 empresas e universidades europeias, não financiadas.

A candidatura deste Projeto foi selecionada pela Comissão Europeia, tendo o GreeNexUS início em 1 de janeiro de 2023 e conclusão em 31 de dezembro de 2026.

O GreeNexUs é financiado pelo “Horizonte Europa”, programa-quadro de Investigação e Inovação da União Europeia, e permite que um total de 20 instituições de 9 países europeus possam trabalhar 10 temas específicos e multidisciplinares que pretendem transformar as cidades da Europa para se tornarem mais verdes, saudáveis e seguras, ajudando a reduzir as ameaças ao bem-estar mental e físico de uma sociedade em envelhecimento e com crescentes desigualdades.

O encontro para “Kick off“ do GreeNexUs realizou-se nos dias 6 e 7 de fevereiro em Itália, no Polo de Imola da Universidade de Bolonha.

A Teixeira Duarte  inclusive abriu concurso para 1 (um/a) Doutorando/a para o Projeto GreeNexUS (MSCA-Doctoral Network), no âmbito do “BIM workflow for green high-performance building: design to construction (GREEN-BIM)”. O projeto será realizado na sede da Teixeira Duarte em Oeiras, Portugal.

Para maiores informações e acompanhamento dos trabalhos visite:  https://greenexus.unibo.it/

Energia solar ajuda a reduzir custos e pegada ambiental do Polo Operacional da Teixeira Duarte em Montijo

O Polo Operacional da Teixeira Duarte, em Montijo, Portugal, será equipado com uma Unidade de Produção para Autoconsumo (UPAC) que contará com mais de 2.100 painéis solares fotovoltaicos que permitirão reduzir em 62% a fatura energética das instalações e evitarão a emissão de 823 toneladas de CO2 por ano.

A UPAC do Polo Operacional terá uma capacidade instalada de 1.174 kWp e vai ser instalada pela Greenvolt Next Portugal sem necessidade de investimento inicial por parte da Teixeira Duarte. As emissões evitadas com a instalação destes painéis solares são equivalentes ao CO2 capturado anualmente por 5.700 árvores.

No Brasil, a Central de Equipamentos da EMPA, empresa do Grupo Teixeira Duarte, em Lagoa Santa, Minas Gerais, utiliza este tipo de energia limpa e renovável desde maio de 2020, quando foram instalados  painéis fotovoltaicos, que suprem inteiramente a demanda desta unidade.

 

Ordem dos Engenheiros presta homenagem ao Eng.º Pedro Teixeira Duarte

No âmbito das comemorações do Dia do Engenheiro da Região Sul de Portugal, o Conselho Diretivo da Região Sul da Ordem dos Engenheiros (CDRS) promoveu, no último dia 24 de setembro, uma Sessão Solene onde prestou homenagem à carreira do Eng.º Pedro Pereira Coutinho Teixeira Duarte.

O Eng.º Pedro Teixeira Duarte recebeu o emblema de ouro da Ordem dos Engenheiros (OE) das mãos do seu Bastonário, Eng.º Fernando Almeida Santos, e uma placa comemorativa da homenagem oferecida pelo Presidente da CDRS, Eng.º Luís Machado, depois de ter sido apresentado um vídeo biográfico produzido por esta ocasião.

O Eng.º Pedro Teixeira Duarte agradeceu a todos por esta distinção e terminou o seu discurso com uma referência à Missão da Teixeira Duarte: “gostaria de expressar a minha gratidão a Deus e a todos os que me acompanharam ao longo dos meus 104 anos e que com o seu esforço fizeram, contribuindo para a construção de um mundo melhor”.

A cerimônia aconteceu no Teatro Camões, em Lisboa, e incluiu também a atribuição dos diplomas de antiguidade aos Membros da OE, bem como do Prêmio de Inovação Jovem Engenheiro.