Inovação e Desenvolvimento Tecnológico

Inovação e Desenvolvimento Tecnológico

A Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, S. A. promove fortemente a investigação e inovação, proporcionando aos colaboradores condições para a adoção de vários instrumentos e infraestruturas que potencializemem os resultados dessa aposta.

O BIM é uma abordagem tecnológica inovadora que está revolucionando o setor da Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC). Consiste em replicar a edificação em um modelo digital 3D que centraliza toda a informação – arquitetura, estrutura, redes de água, eletricidade, instalações mecânicas, etc.

Ao adotar e associar esta ferramenta aos seus quase 100 anos de experiência, a Teixeira Duarte acrescenta mais valor aos projetos dos seus Clientes e reforça sua contribuição para o avanço tecnológico da indústria da construção.

Vantagens do BIM:

  • Centralização de toda a informação em um modelo único, validado e em permanente conexão, que envolve todos os intervenientes em todas as fases da vida de uma edificação.
  • Detecção automática de incompatibilidades (clash-detection), permitindo a rentabilização dos recursos e a redução dos imprevistos com os consequentes aumentos de custos e prazos.
  • Alternativas podem ser visualizadas e avaliadas em termos de custo e outros parâmetros do projeto.
  • Análises de sustentabilidade podem ser realizadas, assim como diferentes tipos de cálculos de quantidades de materiais.
  • Os modelos podem representar o projeto concluído e integrar todos os aspectos de operação e manutenção, sendo entregues aos proprietários como suporte da sua estratégia de gestão de instalações.

A Teixeira Duarte possui um Centro de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (CIDT), sediado em Portugal, que tem como missão dinamizar as atividades de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI) da Teixeira Duarte, identificando matérias susceptíveis de serem integradas como projetos de IDI e que poderão ter um efeito útil para uma área de atuação.

Estes projetos poderão ser desenvolvidos dentro do universo de empresas participadas e/ou em parceria com Universidades e Laboratórios de Investigação nacionais e internacionais.

Ciente do papel ativo na inovação e desenvolvimento tecnológico do setor onde se insere, a Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, S. A. desenvolve atividades de IDI em parceria com instituições do sistema científico e tecnológico e com outras empresas congêneres.

Principais parcerias em Portugal:

• PTPC – Plataforma Tecnológica Portuguesa da Construção
• Cluster AEC – Arquitetura, Engenharia e Construção
• Associação Portuguesa de Engenharia de Estruturas (APEE), que constitui o grupo português da International Association for Bridge & Structural Engineer (IABSE).

Principais parcerias internacionais:

• ENCORD – European Network of Construction for Research and Development
• ECTP – European Construction Technology Platform.