Teixeira Duarte realiza ações de conscientização na Semana do Meio Ambiente

Em razão do Dia Mundial do Meio Ambiente, em 05/06, a Teixeira Duarte promoveu, ao longo da semana, ações de conscientização sobre a importância, impacto e preservação do ambiente em suas unidades. 

As atividades realizadas incluíram palestras e dinâmicas interativas e foram alinhadas ao tema proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) para 2024: “acelerar a restauração da terra, aumentar a resiliência à seca e combater a desertificação”. 

Dentre as participações, se destacam a presença do Secretário Municipal de Meio Ambiente de Fundão – Jefferson G. Oliveira, o Prefeito da cidadede Fundão – Gilmar de Souza Borges, a Gerente de Licenciamento e Educação Ambiental – Thaiz Silva Gripa e o Engenheiro Ambiental – Hugo Teixeira Francisco Alves, ambos da Secretaria Municipal de João Neiva, além da presidente da ASCOMCU de Ibiraçu – Ana Paula da Conceição Imberti. 

Além disso, foram realizadas ações na comunidade local, nas proximidades da obra de Reabilitação da Ponte do Rio Fundão – Espírito Santo, incentivando a consciência ambiental.

Essas ações demonstram o compromisso da Teixeira Duarte em implementar projetos que contribuam positivamente para o meio ambiente, reforçando sua responsabilidade com o futuro do planeta e das comunidades e buscando deixar um legado positivo para as futuras gerações.

Comunidade de Antônio Pereira, em Ouro Preto/MG é beneficiada com Pátio de Lazer revitalizado

Emoção e alegria marcaram a inauguração do novo Pátio de Lazer do Centro Promocional e Educacional Padre Ângelo, localizado no Distrito de Antônio Pereira, em Ouro Preto, Minas Gerais. Uma instituição da igreja católica que abriga cerca de 130 crianças de 2 a 5 anos para educação infantil, além de se colocar à serviço da população carente e em situação de vulnerabilidade social da região.

A revitalização do espaço, antes bastante degradado, foi possível graças a uma parceria entre a construtora EMPA S.A. – Serviços de Engenharia, empresa do Grupo Teixeira Duarte, e a Vale, cuja intervenção incluiu a reforma total do Pátio de Lazer, com diversas melhorias, como o cercamento, a cobertura, a pintura, a instalação de piso em grama sintética, além da implementação de novos brinquedos para a diversão e maior segurança das crianças.

O objetivo foi proporcionar um espaço para interação das crianças, capaz de fomentar a dimensão recreativa e prover o desenvolvimento integrado delas, de forma segura, independentemente das condições climáticas.

A inauguração foi realizada no dia 19 de fevereiro, e contou com a participação e apoio da equipe da EMPA, representantes da Vale, da Instituição, autoridades locais, funcionários, pais, alunos e membros da comunidade.

O diretor da Instituição, Pe. Marcelo Moreira Santiago abriu o evento, com um agradecimento à iniciativa das empresas ressaltando a importância desta relação e aproximação com as comunidades. Tiveram também a palavra, o vereador Wanderley Leitoa, o presidente da Associação de Moradores, Wemerson Titão, e representantes da EMPA e da Vale.

Para o Grupo Teixeira Duarte, é gratificante poder contribuir com as comunidades onde suas obras são realizadas, principalmente quando esta visão é alinhada com a dos seus clientes. É parte integrante do plano de sustentabilidade do Grupo Teixeira Duarte fomentar a inclusão social, a educação, e o bem-estar daqueles que atuam em suas obras ou que vivem no entorno delas, trazendo mais do que a geração de emprego e desenvolvimento de fornecedores locais durante sua execução. Busca deixar uma marca perene e duradoura na sociedade, entregando mais infraestrutura e qualidade de vida, impactando positivamente a vida das pessoas, construindo assim, um mundo melhor.

 

Comunidade da Vila São Raimundo, em Bom Jesus do Tocantins/PA, ganha projeto cultural de musicalização de jovens

A SOMAFEL, empresa do Grupo Teixeira Duarte, em parceria com o Programa Partilhar da Vale, anunciou o lançamento do projeto “Musicalizando Jovens” na Vila São Raimundo, município de Bom Jesus do Tocantins, Pará. O evento de lançamento ocorreu no dia 24 de fevereiro de 2024, contando com a presença da comunidade local, jovens, autoridades, representantes da SOMAFEL e da Vale.

O projeto tem como objetivo oferecer oportunidades de desenvolvimento musical e cultural para os jovens da comunidade, promovendo a inclusão social e cultural. A iniciativa foi desenvolvida em colaboração com a Paróquia Bom Jesus, a Associação de Moradores e a Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Tocantins, por meio da Secretaria de Assistência Social, evidenciando uma forte parceria comunitária.

A SOMAFEL contribuiu para o projeto com a reforma e climatização da sala destinada às atividades, além da doação de instrumentos musicais, equipamentos de informática e mobiliário, garantindo as condições necessárias para o desenvolvimento do projeto.

Durante o evento de lançamento, foram detalhadas as metas e as atividades que serão desenvolvidas no âmbito do projeto, assim como os benefícios esperados para os jovens e para a comunidade como um todo. A importância da música como ferramenta de transformação social foi um dos pontos enfatizados, destacando-se o potencial de promover não apenas o desenvolvimento de habilidades artísticas, mas também de valores como o trabalho em equipe e a disciplina.

Além da dimensão educativa e cultural, o projeto “Musicalizando Jovens” visa fortalecer o tecido social da Vila São Raimundo, incentivando a participação comunitária e a colaboração entre diferentes atores sociais e instituições. A expectativa é que, por meio deste projeto, os jovens não só desenvolvam as suas capacidades musicais, mas também adquiram competências que contribuam para o seu crescimento pessoal e profissional, gerando impactos positivos sustentáveis na comunidade.

Para o Grupo Teixeira Duarte, é essencial contribuir com as comunidades locais. Este envolvimento faz parte do seu plano de negócios, enfatizando a inclusão social, a educação e o bem-estar das comunidades onde atua. Por meio de iniciativas como o “Musicalizando Jovens”, o Grupo procura impactar positivamente a sociedade, deixar um legado significativo, promover uma melhoria contínua na qualidade de vida e construir um futuro melhor.

Teixeira Duarte marca presença na FATEC-SP em parceria com troca de informações e oportunidade profissional

Em uma iniciativa de estreitar vínculos com a educação e proporcionar oportunidades profissionais significativas, a Teixeira Duarte firmou uma parceria estratégica com a Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC- SP). Essa colaboração visa não apenas a troca de informações, mas também a oferta de oportunidades profissionais aos alunos interessados na área de construção civil.

Durante a visita à FATEC SP, a Teixeira Duarte apresentou uma visão abrangente de suas práticas, destacando sua trajetória, valores e impacto no mercado da construção. Colaboradores exemplificaram projetos desenvolvidos utilizando a tecnologia BIM (Building Information Modeling – Modelagem de Informação da Construção), proporcionando uma visão prática das atividades na carreira técnica.

A palestra, ministrada pelos colaboradores Carlos Estre (ex-aluno) e Mariana Gonçalves (estudante da FATEC), focou na importância de uma formação técnica e no desenvolvimento de habilidades específicas para projetos inovadores. A mudança de paradigma, indo da prancheta para o BIM, foi enfatizada como uma evolução conceitual que exige adaptação contínua dos profissionais da construção.

O evento ainda discutiu como o BIM está revolucionando a abordagem de projetos, saindo do papel e indo para a modelagem 3D. A eficiência na extração de dados e documentos foi salientada, assim como a necessidade de os futuros profissionais adquirirem conhecimentos alinhados com as demandas da inovação tecnológica na construção civil.

O processo seletivo para a posição de Técnico de Edificações também fez parte da palestra. A Teixeira Duarte utilizou uma dinâmica de grupo que proporcionou uma avaliação do perfil comportamental dos estudantes. 

Como resultado, o aluno João Pedro Vicari foi selecionado e hoje compõe o quadro de colaboradores da Teixeira Duarte. Ele compartilhou sua experiência: “A sensação de passar na entrevista e trabalhar na área que gosta, com uma empresa de renome no mercado e com a forma de tratar funcionários e clientes da Teixeira Duarte, não existe preço”. 

A parceria entre Teixeira Duarte e FATEC-SP não apenas proporcionou conhecimento prático aos alunos, mas também resultou em oportunidades concretas de emprego para os talentos emergentes. A história de João Pedro Vicari é um testemunho vivo do sucesso dessa colaboração, reforçando a visão de que a união entre empresas e instituições educacionais é essencial para o desenvolvimento profissional e a inovação no setor da construção civil. 

A Teixeira Duarte reafirma mais uma vez sua missão de fazer, contribuindo para a construção de um mundo melhor!

EMPA conclui obras iniciais do Porto Sul em Ilhéus/BA

A EMPA, empresa do Grupo Teixeira Duarte, finalizou as obras iniciais do Porto Sul, em Ilhéus, Bahia, para a BAMIN. As obras compreenderam a construção dos acessos e caminhos de serviços do Terminal Portuário de Aritaguá e a Ponte sobre o Rio Almada.

A empreitada foi vencedora do 3º Prêmio InovaInfra 2022,  promovido pela Revista O Empreiteiro, na categoria “Estruturas”, com a metodologia inovadora utilizada nas obras de construção da Ponte, concebida exclusivamente para este projeto, com a utilização de um cantitraveller, que permitiu a execução da Ponte por lançamento e cravação de estacas, tramo-a-tramo, com vão único em console de 26,40m, eliminando 18 apoios provisórios e reduzindo significativamente o impacto ambiental.

Foram 252 toneladas de vigas definitivas, 1.000m³ de concreto e 500 colaboradores dedicados para que este desafio fosse concluído com êxito.

     

     

.     

.     

 

Conheça o método construtivo utilizado

A obra foi executada com o auxílio de uma Plataforma de Apoio à Cravação de Estacas – cantitraveller, – que funcionou como estrutura provisória, composta de vigas metálicas (tipo caixão), plataforma de armazenamento e guia de cravação, sendo as estruturas definitivas da ponte (longarina, vigas e estacas metálicas e as pré-lajes) lançadas na passagem do equipamento.

Por meio deste equipamento, foram lançadas 252 toneladas de vigas e 1.000 m³de concreto, envolvendo cerca de 500 colaboradores, diretos e indiretos. Com a utilização do cantitraveller, com console único de lançamento de 26,40m, eliminaram-se os 18 apoios provisórios e reduziu-se significativamente o impacto ambiental.

O equipamento funciona apoiado nas estruturas definitivas, como viga travessa e estacas metálicas, por ele mesmo posicionadas, dando assim seguimento aos ciclos de deslocamento e avanço para execução de todo trabalho.

Após o lançamento das vigas, faz-se a cravação das estacas metálicas, lançamento e concretagem da viga travessa. As pré-Lajes dos tabuleiros também são içadas e lançadas por outro guindaste que circula sobre o tabuleiro construído, sendo a concretagem de consolidação realizada em fase posterior ao lançamento de todas elas no vão do tabuleiro.

Uma estrutura auxiliar suportada pelos pilares definitivos da ponte tem função principal de guiar os tubos metálicos das estacas na sua fase de cravação, sem recorrer a apoios adicionais para além dos pilares definitivos da ponte.

As vigas de apoio do equipamento, nesta obra da ponte em Ilhéus foram formadas por dois conjuntos de quatro vigas caixão.

A plataforma de armazenamento do cantitraveller neste projeto foi formada por um estrado de 14 m de largura por 13,5 m de comprimento, sobre o qual estavam uma grua e os martelos vibratórios e de percussão para cravação de estacas, além de outros materiais de apoio.

O movimento longitudinal no cantitraveller é realizado por cilindros hidráulicos e dispõe de travão mecânico. O guia de cravação de estacas tem sua movimentação também feita por cilindros hidráulicos.

Este Infografico ilustra todo o processo construtivo.

Além da expertise técnica, a EMPA empregou também seus principais valores para garantir o sucesso do projeto: engenharia, planejamento, compromisso, qualidade, segurança e responsabilidade ambiental.

Conheça todos os detalhes deste case de sucesso.

Evolução de Carreira e BIM foram destaque em palestra da Teixeira Duarte na Semana de Engenharia da UNESP – Campus Guaratinguetá

No  último dia 5 de dezembro, a Teixeira Duarte teve a oportunidade de promover uma palestra para os alunos do curso de Engenharia da UNESP, campus Guaratinguetá, durante a Semana de Engenharia da universidade. O evento contou com a participação dos engenheiros Laura Esteves e Luiz Büll.

Laura Esteves, Diretora de Projetos e especialista em Building Information Modeling (BIM) na Teixeira Duarte, abordou os avanços e inovações trazidos pelo BIM na indústria da construção e como ele transformou a gestão dos projetos na empresa. Sua palestra proporcionou aos alunos uma compreensão mais profunda da importância da transformação digital e da aplicação prática do BIM em projetos de engenharia e construção.

Já o engenheiro Luiz Büll, ex-aluno da UNESP e membro da equipe da Teixeira Duarte, compartilhou sua trajetória profissional desde os dias acadêmicos até sua posição atual. Ao discutir suas experiências pessoais, Luiz ofereceu uma visão autêntica dos desafios e oportunidades que os engenheiros enfrentam ao longo de suas carreiras.

Luiz também apresentou a Teixeira Duarte aos alunos, destacando a relevância da empresa no setor de engenharia e construção e sua multidisciplinaridade de atuação. Essa visão proporcionou aos estudantes uma compreensão aprofundada do ambiente de trabalho na Teixeira Duarte, sem perder de vista as várias possibilidades de crescimento profissional disponíveis.

A diversidade de tópicos abordados durante a palestra ofereceu aos alunos uma visão completa do setor de engenharia, desde as mais recentes inovações tecnológicas até as perspectivas de carreira oferecidas por empresas como a Teixeira Duarte.

A Teixeira Duarte e agradece à UNESP Guaratinguetá pelo convite e reafirma o seu compromisso em contribuir para um mundo melhor, começando pelo desenvolvimento educacional e profissional de jovens talentos na área de Engenharia.