Obras de Construção de Superestruturas de Via Permanente na Ferrovia Transnordestina (TLSA) serão executadas em consórcio pela Somafel

A Somafel – Engenharia e Obras Ferroviárias Ltda., empresa do Grupo Teixeira Duarte, integra o consórcio responsável pela construção de 50,2 Km de superestrutura de via permanente, em bitola mista, sem aplicação do 3º trilho, no lote MVP01 da ferrovia Transnordestina, trecho Missão Velha – Pecém, no Ceará. O contrato com a TLSA – Transnordestina Logística S.A., controlada pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), foi assinado no último dia 9 de agosto, com duração de 7 meses.

A ferrovia Transnordestina é a maior obra linear em execução no Brasil. Com 1.753 km de extensão em linha principal, a ferrovia de classe mundial passa por 81 municípios, partindo de Eliseu Martins, no Piauí, em direção aos portos do Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco. O projeto realiza o antigo sonho de integração nacional, além de incentivar a produção local e promover novos negócios.

A ferrovia terá capacidade para transportar 30 milhões de toneladas por ano, com destaque para granéis sólidos (minério e grãos). Ao promover a integração, a Transnordestina se consolida como um elo fundamental para dinamizar a economia do Nordeste e aproximar o Brasil dos principais mercados mundiais.

Obras de Remodelação da Ferrovia Transnordestina Logísitca (FTL) serão executadas pela Somafel

A Somafel – Engenharia e Obras Ferroviárias Ltda., empresa do Grupo Teixeira Duarte, assinou com a FTL – Ferrovia Transnordestina Logística S.A., contrato para a remodelação de via permanente, com a substituição de dormentes de madeira por dormentes de concreto, e remodelação de pátio, com substituição de trilhos perfil TR32/37 por perfil TR68 e de pátio, em Caxias, no Maranhão.

Controlada pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), a FTL é uma empresa privada que transporta cargas ferroviárias desde 1998 e tem a concessão da Malha Nordeste da antiga Rede Ferroviária Federal S.A.

Atualmente, a linha ferroviária em operação, com 1.237 km em bitola métrica, liga os portos de Itaqui (São Luis/ MA), Pecém (São Gonçalo do Amarante/ CE) e Mucuripe (Fortaleza/ CE), promovendo a integração e dinamizando a economia regional. Em 2021, a empresa transportou 2,9 milhões de toneladas de cargas variadas, como celulose, combustíveis e cimento, entre outras.

Barragem Fronteiras tem primeira camada de Concreto Compactado com Rolo – CCR lançada

Foi realizado o lançamento da primeira camada de Concreto Compactado com Rolo – CCR na Barragem Fronteiras, no município de Crateús, no Estado do Ceará.

O projeto de Fronteiras prevê a construção de uma Barragem mista, com eixo central em CCR, extensão de 820m e volume de quase 300 mil m³ de CCR, e ombreiras em terra, com extensão de 980m e volume de aproximadamente 600 mil m³. O reservatório que será formado após a conclusão da obra terá a capacidade máxima de 488,18 hm³, ou seja 488,18 bilhões de litros de água, cuja finalidade principal é o abastecimento dos distritos de Ibiapaba, Poti, Assis e Curral Velho e localidade de Cabaças no município de Crateús, cujos níveis de atendimento são deficitários. Complementarmente, permitirá, também, a irrigação de 5.000ha de solos agrícolas.

A Teixeira Duarte – Engenharia e Construções S.A. e a Empa S.A. Serviços de Engenharia, empresas do Grupo Teixeira Duarte, lideram o Consórcio contratado para a implantação deste empreendimento de engenharia diferenciada e recheada de desafios que demandam a utilização das melhores práticas aplicáveis, adquiridas e desenvolvidas ao longo de mais de um século de experiência ao serviço da engenharia, contribuindo para a construção de um mundo melhor.

Evolução das obras de duplicação e restauração da Rodovia BR-116/BA

A EMPA S.A. Serviços de Engenharia, empresa do Grupo Teixeira Duarte, está executando (em consórcio) as obras de duplicação e restauração da Rodovia BR-116/BA – Lote 06 numa extensão de 40,34 km, que contemplam também a implantação de 30 Obras de Arte Especiais, compostas por 03 pontes, 15 viadutos, 12 passarelas, 05 interseções e 8 retornos operacionais duplos.

Atualmente estão em execução 2 viadutos, localizados na Interseção Parque Ipê, perímetro urbano de Feira de Santana, com conclusão prevista para julho/2022.

As obras promoverão mais segurança e fluidez aos usuários da rodovia federal, uma vez que reduzirá consideravelmente a interferência urbana no trafego da BR-116/BA, diminuindo o tempo de rota de seus usuários. A BR-116/BA é um dos principais corredores rodoviários para o transporte de carga e fluxo de veículos entre a Região Nordeste e as Regiões Sudeste e Sul. A duplicação em execução na BR-116/BA beneficia diretamente diversos municípios do norte Baiano, e em especial os moradores de Santa Bárbara, cidade conhecida pela produção de requeijão. Além disso, a rodovia é fundamental para interiorizar a logística do país, em especial o Nordeste, onde opera como principal corredor de integração.

Consórcio Santa Rita conclui atividades no Complexo Minero-Industrial em Itagibá/BA. 

Há 3 anos, a EMPA, empresa do Grupo Teixeira Duarte, foi escolhida para ser uma das parceiras responsáveis para auxiliar na retomada das atividades da mina Santa Rita, no Complexo Minero-Industrial em Itagibá/BA, integrando o Consórcio Santa Rita.

O escopo de trabalho nesta obra incluiu a prestação de serviço de perfuração e desmonte de rochas com explosivos, escavação, carga, transporte, descarga de minério e estéril, espalhamento e conformação do material transportado, serviços de infraestrutura geral e serviços eventuais por meio de utilização de máquinas e equipamentos.

Foram muitos desafios, muitos aprendizados e muitas conquistas. lnúmeras pessoas capacitadas, contribuindo com desenvolvimento socioeconômico local. Este ciclo se encerra, com uma satisfação enorme e com a certeza do dever cumprido.

Ponte Hercílio Luz: Há 96 anos, um ícone de referência mundial na engenharia

A Ponte Hercílio Luz, completa 96 anos hoje. É a maior ponte pênsil do Brasil e uma das maiores do mundo, sendo a única a utilizar a estrutura treliçada como parte integrante do sistema de suspensão, sendo este formado por barras de olhal.
Em 1991 a Ponte foi interditada, por falhas estruturais que comprometiam a sua segurança, tendo sido reaberta ao trânsito em 2019. Para isso, foi determinante o trabalho sério e comprometido da Teixeira Duarte que, fiel aos seus valores e missão, logrou honrar, uma vez mais, o seu compromisso com o Estado de Santa Catarina em dar a sua contribuição para que fosse possível a reabertura desta Obra de Arte dentro dos prazos acordados e cumprindo com todos os padrões de qualidade e segurança exigidos.
Para a Teixeira Duarte, foi um imenso privilégio e motivo de muito orgulho ter participado da restauração e reabilitação da Ponte Hercílio Luz, contribuindo para que esta obra emblemática de Santa Catarina esteja novamente cumprindo com a sua função.