Rodovia BR-116/BA Interseção km403 - Santanópolis

EMPA conclui interseção no km 403 da Rodovia BR-116/BA

Foi concluída a interseção no km 403 da Rodovia BR-116/BA, em Santanópolis, na Bahia, onde EMPA  S.A. Serviços de Engenharia, empresa do Grupo Teixeira Duarte, está executando (em consórcio) as obras de duplicação e restauração da rodovia, trazendo mais segurança e fluidez no tráfego da região.

Com uma extensão de 40,34 km, a obra contempla também a implantação de 30 Obras de Arte Especiais, compostas por 03 pontes, 15 viadutos, 12 passarelas, 05 interseções e 8 retornos operacionais duplos.

As obras promoverão mais segurança e fluidez aos usuários da rodovia federal, uma vez que reduzirá consideravelmente a interferência urbana no trafego da BR-116/BA, diminuindo o tempo de rota de seus usuários. A BR-116/BA é um dos principais corredores rodoviários para o transporte de carga e fluxo de veículos entre a Região Nordeste e as Regiões Sudeste e Sul. A duplicação em execução na BR-116/BA beneficia diretamente diversos municípios do norte Baiano, e em especial os moradores de Santa Bárbara, cidade conhecida pela produção de requeijão. Além disso, a rodovia é fundamental para interiorizar a logística do país, em especial o Nordeste, onde opera como principal corredor de integração.

Teixeira Duarte executa estacas escavadas com pino em rocha em OAEs nos Contornos de Caraguatatuba e São Sebastião

A Teixeira Duarte – Engenharia e Construções S.A. está à frente dos serviços especializados de fundações profundas das Obras de Arte Especiais 403, 405 e 407, que estão entre as mais desafiadoras dos Contornos de Caraguatatuba e São Sebastião.

A metodologia utilizada para as fundações é a execução de estacas escavadas de grandes diâmetros (1.200 mm de diâmetro), com materialização de pino em rocha, uma das especialidades da Teixeira Duarte.

Os Contornos de Caraguatatuba e São Sebastião formarão um moderno e seguro complexo viário na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte de SP. Entre os principais benefícios estão viagens mais rápidas, seguras e confortáveis; acesso direto ao Porto de São Sebastião, estímulo ao turismo da região e benefícios diretos para os 249 mil habitantes de Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela.

Os projetos e soluções de engenharia têm sido minuciosamente estudados pela Engetec Construções e Montagens, empresa responsável pelas obras, com o objetivo de que o empreendimento gere o mínimo de impactos ambientais e que esteja sempre pautado nas melhores práticas de sustentabilidade.

Imagens cedidas e aprovadas pela Engetec Construções e Montagens.

Grupo Teixeira Duarte realiza seu Primeiro Encontro de Segurança do Trabalho

Entre os dias 18 e 20 de Outubro, os profissionais de segurança do trabalho do Grupo Teixeira Duarte no Brasil estiveram reunidos em São Paulo para participar do Primeiro Encontro de Segurança do Trabalho. O evento foi promovido com o intuito de integrar e capacitar os profissionais da equipe de segurança.
Ao longo dos três dias, o time contou com uma agenda repleta de palestras, discussões, estudos de caso e atividades. Entre os temas, foram abordados assuntos como cultura de segurança e prevenção, atualização das NRs, riscos ergonômicos, de ruídos, responsabilidade técnica, entre muitos outros.
A programação incluiu uma visita à FISP (Feira Internacional de Segurança e Proteção) para atualizar os colaboradores, proporcionar contato com novos fornecedores e garantir que eles tenham acesso às principais tendências do mercado.
O Primeiro Encontro de Segurança do Trabalho da Teixeira Duarte foi fruto de muito esforço e dedicação de toda a equipe envolvida, contou com a participação ativa da alta gestão e gerou grande engajamento entre o time.

Consórcio formado por Teixeira Duarte, Alves Ribeiro e Actemium Executará Expansão e Modernização dos Aeroportos de Boa Vista e Porto Velho

A Teixeira Duarte – Engenharia e Construções S.A. assinou, em consórcio, um contrato com a Concessionária Aeroportos da Amazônia S.A. (Grupo VINCI Airports) para execução das obras de modernização, ampliação e retrofit do terminal de passageiros e melhoria da infraestrutura aeroportuária do sistema de pistas e pátios de dois aeroportos no Brasil: o Aeroporto Internacional de Boa Vista, em Roraima, e o Aeroporto Internacional de Porto Velho, em Rondônia.

Liderado pela Teixeira Duarte, o consórcio inclui a Alves Ribeiro S.A. do Brasil e a Actemium, e contempla uma empreitada em regime EPC (Engineering, Procurement and Construction), Turn-key por Preço Global e com prazo de execução de 18 meses. O desenvolvimento dos projetos básicos e executivos já estão em curso e as obras terão início em janeiro de 2023.

O Aeroporto Internacional de Boa Vista foi inaugurado em 1973 e é o principal aeroporto de Roraima, sendo também o aeroporto servido por voos regulares localizado mais ao norte do Brasil. O Aeroporto Internacional de Porto Velho, inaugurado em 1969, é o terceiro mais movimentado da região Norte em número de passageiros e a principal porta de acesso ao sul do Amazonas, sendo uma importante rota de escoamento da produção agrícola brasileira.

Em outubro de 2019, a Teixeira Duarte concluiu, com sucesso, as obras de expansão e reforma do Aeroporto Internacional de Salvador (fase 1-B), igualmente para a VINCI Airports e no âmbito do mesmo consórcio.

 

Crédito Fotos: Divulgação/ Will Recarey.

Barragem de Santana atinge cota de coroamento

A obra de reforço da Barragem de Santana, em execução pela EMPA, Empresa do Grupo Teixeira Duarte, em Itabira, Minas Gerais, atingiu em agosto a cota de coroamento [667,00], um mês antes do prazo contratual, graças a uma estratégia de antecipação adotada pela equipe devido ao nível de criticidade da segurança da barragem e para não correr o risco dos trabalhos não serem finalizados dentro do período seco.

Em junho, a obra tinha alcançado a cota [647,00], trazendo a barragem para o nível de segurança 1, cumprindo um dos critérios das condições de estabilidade e segurança da barragem em operação. A água da Barragem de Santana faz a alimentação e a refrigeração de todas as unidades industriais de Itabira. A cota [667,00] eleva a barragem para o nível 0 de segurança (este nível será plenamente atingido após a finalização das obras de tamponamento da barragem, atualmente em curso).

O escopo para aumento do Coeficiente de Segurança da estrutura compreendeu a execução de reforço com aterro compactado; execução de acesso à ombreira esquerda; sistema de drenagem interna (filtros); drenagens superficiais; instrumentação, sondagens e proteções; demolições e limpezas; revestimento vegetal.