A história de uma foto: recuperação de estruturas da Ponte sobre o Rio Santa Joana

Em 2013, A Teixeira Duarte realizou a substituição da Ponte Metálica Ferroviária sobre o Rio Santa Joana, localizada na Estrada de Ferro de Vitória a Minas, entre Colatina e Itapina (ES), em uma parceria entre os departamentos de Reabilitação e Metalomecânica. 

A ponte, construída na década de 1940 como parte da primeira linha ferroviária da EFVM, tem um vão único de 41 metros e é composta por uma treliça metálica apoiada em encontros de concreto armado com fundações de estacas de madeira. O projeto envolveu:

  • Substituição da ponte e reforço dos encontros.
  • Reforço das fundações com estacas raiz e ampliação dos encontros de concreto.
  • Pré-montagem de uma nova treliça metálica de 210 toneladas ao lado da linha.
  • Construção de estruturas auxiliares para a substituição da ponte.
  • Troca da treliça existente pela nova.
  • Desmontagem cuidadosa da ponte antiga para possível remontagem futura.
  • Remoção das estruturas auxiliares.

O diferencial foi o desenvolvimento de uma solução inovadora, que reduziu drasticamente o uso de estruturas auxiliares, permitindo oferecer um valor muito mais competitivo.

Com essa obra, a Teixeira Duarte ampliou sua atuação no segmento de pontes metálicas, tendo realizado mais de cinco projetos nesse setor desde então no Brasil. Isso reafirma a capacidade da empresa de enfrentar desafios complexos e entregar soluções eficientes por meio de colaborações multissetoriais.

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Teixeira Duarte conclui substituição de Ponte Metálica Ferroviária sobre o Rio Fundão

Após sete meses de intensas atividades, a Teixeira Duarte concluiu uma etapa fundamental no projeto da Ponte Ferroviária sobre o Rio Fundão: a remoção da antiga ponte, com cerca de 100 toneladas, para a instalação de uma nova estrutura de 200 toneladas. Para viabilizar a substituição de ponte ferroviária sobre o Rio Fundão, foram realizados serviços preliminares essenciais, como o reforço dos encontros, execução de sapatas provisórias e montagem de estruturas auxiliares, que garantiram a retirada segura da ponte antiga, assim como a montagem e a instalação precisa da nova ponte.

Construída em 1944, a estrutura original, uma ponte treliçada do tipo Warren, após diversas manutenções, cedeu lugar a uma nova ponte treliçada com tabuleiro ortotrópico, projetada para atender às demandas logísticas ferroviárias atuais e futuras, proporcionando mais eficiência e segurança.

Esse marco reforça o compromisso da Teixeira Duarte, que há mais de 12 anos realiza obras de substituição de pontes ferroviárias no Brasil, desde o primeiro projeto executado em 2012 na Ponte sobre o Rio Santa Joana, em Colatina, Espírito Santo. A conquista é resultado do compromisso e da expertise das equipes de Reabilitação e Metalomecânica, que trabalham integradas em projetos contínuos, promovendo uma cultura organizacional sólida e madura.

Liderança Transformadora: Capacitação para uma gestão mais humanizada

No início de agosto, a obra da Barragem em Mariana (MG) fortaleceu sua equipe de gestão com o treinamento “Liderança Transformadora”, realizado com o intuito de capacitar os líderes, oferecendo as ferramentas necessárias para aprimorar a gestão de equipes, a tomada de decisões e a comunicação eficaz. Esse treinamento foi cuidadosamente elaborado para desenvolver competências essenciais, como liderança, resolução de conflitos, motivação de equipes e estratégias inovadoras para enfrentar os desafios do setor.

Ministrado por Jucelio Fogaça, engenheiro com especialização em Gerenciamento de Projetos e Gestão de Pessoas, com mais de 15 anos de experiência na área, o workshop “Liderança Transformadora” contou com 65 participantes e ofereceu uma nova abordagem de liderança, destacando a importância de um modelo que prioriza as pessoas, além dos processos. Essa mudança na mentalidade dos líderes visa melhorar os resultados da empresa e das equipes.

Eventos como esse reforçam o compromisso da Teixeira Duarte com o desenvolvimento profissional de seus colaboradores. A empresa reconhece que, ao apoiar essas relações, proporciona um ambiente de trabalho mais saudável e inspirador, favorecendo o crescimento e o bem-estar da equipe para fazer a diferença por um mundo melhor.

História de uma foto: reforço na estrutura da Barragem de Santana

No período de 2021 a 2023, a Barragem de Santana, localizada em Itabira (MG), passou por um processo de reforço em sua estrutura de forma garantir mais segurança, conduzido pela pela Teixeira Duarte (EMPA).As medidas adotadas foram essenciais para elevar o coeficiente de segurança e garantir a integridade da barragem, vital para as operações industriais da região.

As intervenções incluíram a aplicação de aterro compactado para reforço estrutural, a criação de um acesso à ombreira esquerda para facilitar trabalhos em áreas críticas, e a instalação de sistemas de drenagem interna e superficial. Esses sistemas foram projetados para controlar a pressão da água e evitar erosões, contribuindo para a durabilidade da barragem. A etapa final envolveu a aplicação de revestimento vegetal, que ajudou a estabilizar a estrutura e a integrá-la ao ambiente natural.

O trabalho reflete o compromisso da Teixeira Duarte em entregar uma engenharia de valor – com soluções inovadoras, entrega dentro do prazo e nos altos padrões de segurança.

A evolução do Lote 1B da FICO (Ferrovia de Integração Centro-Oeste)

As obras do Lote 1B do Projeto FICO avançam de forma significativa. Nos primeiros quatro meses de contrato, a Teixeira Duarte executou a montagem dos canteiros sociais e industriais, dando início ao desenho de todo o corredor da infraestrutura, começando a desenhar a obra em todos os segmentos

Nos trabalhos da Ponte do Rio dos Bois foram iniciadas as fundações em estacas no mês de julho de 2024, antecipando a execução das obras de arte para o primeiro ano de contrato, prevendo-se no segundo ano a montagem dos tabuleiros de estrutura mista aço-concreto.

Em 22 meses, serão construídos 27,70 km de infraestrutura para instalação, envolvendo a dedicação de mais de 1000 colaboradores e 200 equipamentos. Com um total de 4,3 milhões m³ de escavação, 3,2 milhões m³ de aterro e 145 km de drenagem, a infraestrutura se expande, beneficiando os municípios de Mara Rosa, Alto Horizonte, Nova Iguaçu de Goiás e Santa Terezinha.

O Projeto FICO não só fortalece a malha ferroviária do Centro-Oeste, mas também promove melhorias logísticas e econômicas essenciais para a região e para o Brasil. A Teixeira Duarte se destaca ao transformar desafios em oportunidades, sempre com uma visão sustentável e responsável, dando mais um passo importante na missão de desenvolver comunidades sustentáveis e conectadas.

Inovação na obra Porto Futuro II – Novo dispositivo melhora eficiência e ganha reconhecimento

Novo dispositivo melhora eficiência e ganha reconhecimento

Com uma mente inovadora que busca identificar, questionar e resolver problemas, a equipe da Teixeira Duarte da obra de Porto Futuro II, em Belém, fruto de uma parceria do governo do estado do Pará com a Vale, desenvolveu um novo dispositivo para a ligação das próteses secundárias, visando aumentar a segurança e a eficiência do processo. Essa solução, proporcionou um reconhecimento merecido pelo excelente desempenho da equipe durante o processo do Kaizen.

Anteriormente, a atividade de instalação das próteses secundárias exigia o uso de barrotes para facilitar o alinhamento. Esse método aumentava a complexidade do trabalho e o risco de acidentes. A criticidade do processo era considerada média, refletindo os desafios enfrentados pela equipe.

Com a criação do novo dispositivo, a montagem e o alinhamento das próteses secundárias foram otimizados. Agora, o processo é mais ágil e seguro, minimizando os riscos de prensamento de membros. Essa inovação resultou em uma maior proteção das mãos e dedos dos trabalhadores e um aumento significativo na produtividade do serviço. A criticidade do processo foi reduzida de médio para baixo, demonstrando o impacto positivo da inovação.

A Teixeira Duarte parabeniza a equipe da obra de Porto Futuro II pela inovação e consequente reconhecimento. A empresa apoia e incentiva a cultura de reengenharia, sempre em busca de novas soluções para executar seus projetos e obras, visando entregar uma engenharia de valor que garanta a segurança, eficiência, excelência e a satisfação de seus clientes.