Linha do Tempo – Pontes e Viadutos

PONTES E VIADUTOS

Linha do Tempo

Pontes e Viadutos são verdadeiras Obras de Arte. São nestas estruturas que se apresentam os maiores desafios de engenharia e onde normalmente se desenvolvem as mais modernas e inovadoras técnicas e tecnologias, quer ao nível do cálculo estrutural, quer nas metodologias construtivas e respectivo monitoramento ao longo da sua vida útil.

É prática recorrente desenvolverem-se equipamentos, modelos e processos construtivos específicos para um único projeto de uma Ponte. As Obras de Arte de Engenharia não deixam ninguém indiferente e impactam fortemente na qualidade de vida de todos sendo, em muitos casos, símbolos de união e desenvolvimento de regiões e Povos.

A Teixeira Duarte, ao longo dos seus mais de cem anos,  tem o privilégio e o orgulho de ter participado da construção e reabilitação de Pontes de diversas complexidades e relevância, nos vários continentes, tendo uma vasta experiência nesta área da engenharia, honrando assim, de forma inequívoca, a sua missão de “Fazer”.

No Brasil, a obra de construção da Ponte sobre o Rio Almada, em Ilhéus, Bahia, merece destaque por ter sido executada com uma metodologia inovadora de lançamento e cravação de estacas, tramo-a-tramo, com vão único em console de 26,40m, concebida exclusivamente para este projeto.

A Restauração e Reabilitação da Ponte Hercílio Luz, cartão postal de Florianópolis, Santa Catarina, é outro destaque. Após 28 anos interditada por falhas estruturais, foi reativada graças à expertise do Grupo Teixeira Duarte. A Ponte Hercílio Luz é a maior obra de arte suspensa do Brasil e único exemplar no mundo com sistema de suspensão com barras de olhal, utilizando a estrutura treliçada como parte integrante, numa extensão total de cerca de 820 metros, tendo o vão central um comprimento de 340 metros. Diante da complexidade da obra, sua reabilitação foi comparada à constrtução de uma obra do zero.

Conheça a trajetória da Teixeira Duarte em Obras de Arte na linha do tempo abaixo.

2022

Ponte sobre Rio Almada e Acessos

Ilhéus/BA – Brasil

Ponte rodoviária sobre o rio Almada e caminhos de serviço do Terminal Portuário de Aritaguá (TPA) em Ilhéus, Bahia. A obra, reconhecida no 3º Prêmio InovaInfra 2022, foi executada com metodologia de lançamento e cravação de estacas. Com a utilizaçã de cantitraveller, com console único de lançamento de 26,40m, eliminaram-se 18 apoios provisórios no Rio Almada, reduzindo significativamente o impacto ambiental.
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2020

Ponte Daule-Guayaquil

Guayaquil – Equador

Construção da Ponte Daule-Guayaquil, incluindo acessos e viadutos. Com 540 m de extensão sobre o Rio Daule, formados por 9 vãos de 60m cada e um gabarito livre de aproximadamente 7 m. As fundações são sobre estacas metálicas circulares, cravadas no leito rochoso.

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2019

Ponte Hercílio Luz  Restauração e Reabilitação

Florianópolis/SC – Brasil

A Ponte Hercílio Luz, localizada em Florianópolis, é a maior ponte pênsil do Brasil, a terceira maior da América Latina e uma das maiores do mundo. É considerada Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico do Brasil, sendo a única a utilizar a estrutura treliçada como parte integrante do sistema de suspensão com barras de olhal, numa extensão total de cerca de 820 metros, tendo o vão central um comprimento de 340 metros.  Em 1991 a Ponte foi interditada, por falhas estruturais que comprometiam a sua segurança. Depois de 28 anos interditada, ela contou com a expertise do Grupo Teixeira Duarte, que realizou sua reabilitação integral, com a substituição de aparelhos de apoio nas torres principais, reforço e recuperação de fundações, reabilitação da estrutura metálica, substituição de barras de olhal, selas e pendurais, incluindo trabalhos de transferência de carga. Ao todo, foram substituídas mais de 2.200 toneladas de estruturas metálicas, instaladas 900 toneladas em estruturas provisórias de apoio e 2.100 toneladas de novas estruturas.

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2015

Ponte sobre Rio Santa Maria

Santa Leopoldina/ES – Brasil

Recuperação estrutural da Ponte sobre o Rio Santa Maria, em Santa Leopoldina, Espírito Santo. Os trabalhos envolveram o desenvolvimento de projetos de execução; inspeções, ensaios e sondagens; reabilitação e reforço dos encontros; montagem das novas pontes metálicas; substituição das pontes existentes; desmontagem das pontes existentes, proteção de margens do rio e reposição das condições iniciais.

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2015

Ponte sobre Rio Piraqueaçu

João Neiva/ES – Brasil

Recuperação estrutural da Ponte sobre o Rio Piraqueacu, em João Neiva, Espírito Santo. Os trabalhos envolveram o desenvolvimento de projetos de execução; inspeções, ensaios e sondagens; reabilitação e reforço dos encontros; muro de contenção e recuperação de taludes; montagem das novas pontes metálicas; substituição das pontes existentes; desmontagem das pontes existentes; montagem de passarela para pedestres; proteção de margens do rio e reposição das condições iniciais.

 

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2014

Ponte sobre Rio Corrente

Governador Valadares/MG – Brasil

Recuperação estrutural da Ponte sobre o Rio Corrente, em Governador Valadares, Minas Gerais. Os trabalhos envolveram o desenvolvimento de projetos de execução; inspeções, ensaios e sondagens; reabilitação e reforço dos encontros; montagem das novas pontes metálicas; substituição das pontes existentes; desmontagem das pontes existentes e reposição das condições iniciais.

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2013

Ponte de Valença

Valença – Portugal

Recuperação e reforço da Ponte Internacional de Valença, com: reforço de fundações; execução de Jet-Grouting; instalação de “lock-up devices”; recuperação de elementos em cantaria; instalação de ensecadeiras; substituição de aparelhos de apoio.

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2013

Ponte sobre Rio Santa Joana

Colatina/ES – Brasil

Recuperação estrutural da Ponte sobre o Rio Santa Joana, em Colatina, Espírito Santo. Os trabalhos envolveram o desenvolvimento de projetos de execução; inspeções, ensaios e sondagens; reforço dos encontros; montagem da nova ponte metálica; substituição ds ponte existente; desmontagem da ponte existente.

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2012

Ponte Odemira

Odemira – Portugal

Reforço e recuperação da Ponte Odemira, em Portugal. Os serviços incluiram substituição do tabuleiro de concreto; reforço da estrutura metálica; reforço de fundações com microestacas; substituição dos aparelhos de apoio; substituição de juntas de dilatação e recuperação e alargamento dos encontros.

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2011

Ponte de Mosteirô

Baião – Portugal

Obras de reforço estrutural da Ponte de Mosteirô, em Portugal, incluindo: reforço metálico e de concreto com protensão (barra e cabo); aplicação de laminados de fibra de carbono; reforço com chapas metálicas; injeção para trincas; reparação de concreto; implosão de pilar submerso; pintura de proteção de concreto; iluminação decorativa e pavimentação do tabuleiro.

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2011

Ponte sobre Rio Douro

Porto – Portugal

Construção de ponte rodoviária sobre o Rio Douro, em concreto armado pré-esforçado, com 2 tabuleiros paralelos de 19,40 metros de largura cada, construída através do processo de avanços incrementais, com 730 metros de extensão, constituída por 6 vãos (65,00 + 115,00 + 3×150,00 + 100,00), com 50 metros de altura máxima.
Dos cinco pilares que constituem esta obra de arte, dois situam-se no leito do rio e apoiam em maciços que encabeçam 18 estacas em betão armado revestidas com encamisamento metálico perdido e com 2 metros de diâmetro a uma profundidade de média de 46 metros.

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2011

Ponte Samora Machel

Tete – Moçambique

Recuperação e reforço da Ponte Samora Machel, sobre o Rio Zambeze, em Tete, Moçambique. Reparação no concreto; substituição de aparelhos de apoio; reforço metálico da estrutura; substituição de sistema de suspensão; reparação do pavimento da ponte.

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2010

Ponte Ferroviária do Sado e Viadutos de Acesso

Alcácer do Sal – Portugal

Construção da Ponte Ferroviária do Sado e viadutos de acesso – Variante de Alcácer do Sal (2ª fase). Ponte de contreto armado com cumbres aéreos, com vãos com 480 m de comprimento, tabuleiro metálico com arcos “bow-string” nos vãos com 26,30 m de altura.
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2010

Ponte sobre o Rio Sousa I

Porto – Portugal

Construção da Ponte sobre o Rio Sousa I, com 310 metros de extensão,  pelo método de avanços sucessivos, com 3 vãos, sendo: dois vãos livres de 90 metros e um vão livre de 130 metros, com altura máxima de 100m ao nível médio das águas do Rio Sousa

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2010

Ponte Rodoviária sobre Rio Sousa II

Porto – Portugal

Construção de ponte rodoviária sobre o Rio Sousa, em Portugal, numa solução mista aço/concreto, com 2 tabuleiros paralelos afastados entre si por 3,0 m e com uma extensão entre eixos de apoio extremos de 202m, correspondendo a cinco vãos (4 x 44.0m +1 x 26m). Os pilares, em concreto armado, com altura máxima da ordem de 35m e uma altura média de 25m, apresentam um fuste de secção constante, em forma de “l”, com dimensões máximas em planta de 2.50m x 4.80m, encimados por capitéis. O tabuleiro apoia sobre os pilares e encontros através de aparelhos de apoio do tipo “pot-bearing”. Longitudinalmente, o tabuleiro está fixo aos pilares e desliza sobre os encontros.

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2010

Ponte sobre a Foz do Sousa

Gondomar – Portugal

Ponte sobre a Foz do Sousa, em Portugal. Recuperação e reforço incluindo reparação do concreto; injeção de trincas com resina epoxí; instalação de juntas de dilatação; impermeabilização e pavimentação do tabuleiro; montagem de guarda-corpos e guardas de segurança.

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2009

Ponte sobre Rio Caldo

Gerês – Portugal

Obras de recuperação e reforço da Ponte sobre o Rio Caldo, em Portugal, incluindo: selagem de fendas e reparação de concreto; reforço estrutural com protensão exterior; reforço dos trevos de apoio com estruturas em aço inox; remoção do pavimento e impermeabilização do tabuleiro; substituição das juntas de dilatação; pavimentação e recuperação de elementos em concreto armado.

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2008

Ponte Eiffel

Viana do Castelo – Portugal

Recuperação e reforço da Ponte Eiffel, em Portugal. Reforço de fundações com microestacas; reparação de pilares de cantaria; reforço dos pilares com concreto armado com aço inoxidável protendido e mais.
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2008

Ponte da Barra

Aveiro – Portugal

Reforço estrutural na Ponte da Barra, incluindo reparação de concreto; alargamento do tabuleiro; aplicação de protensão e laminados de carbono; substituição de aparelhos de apoio; reforço de tabuleiro e fundações; pintura de proteção.
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2006

Viaduto de São Sebastião

Arruda dos Vinhos – Portugal

Construção de viaduto, com uma repartição de vãos totalizando 308 m. Apresenta um tabuleiro constituído por uma estrutura metálica composta por longarinas e transversinas, e pré-lajes pré-tensionadas colaborantes, executado pelo método do lançamento incremental da estrutura metálica

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2006

Viaduto das Antas

Arruda dos Vinhos – Portugal

Viaduto em concreto armado pré-esforçado, constituído por duas estruturas paralelas independentes, com 7 vãos totalizando 245 m, tabuleiro constituído por duas vigas longarinas, vigas travessas sobre os pilares e uma laje de rodagem. O tabuleiro foi integralmente executado “in situ”, vão a vão, com cofragem apoiada em cimbre de vigas metálicas treliçadas aopiadas em torres metálicas fundadas sobre o terreno.

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2003

Viaduto sobre a Ribeira do Loureiro

Pardieiro – Calhandriz – Portugal

Construção do Viaduto sobre a Ribeira do Loureiro, em Portugal. Formado por dois tabuleiros independentes, com afastamento longitudinal de 0,20m e com um vão total de 1.050m, formando duas peças únicas entre encontros, com cumbres aéreos, que acomodam quatro faixas de rodagem.

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2002

Viadutos Especiais – Sublanço Almodôvar/São Bartolomeu de Messines

Almodôvar/São Bartolomeu de Messines

Ponte sobre o Rio Arade. Execução de dois viadutos especiais paralelos de 680m cada, no lote N do sublanço Amodôvar/São Bartolomeu de Messines, em Portugal, incluindo fundações, estrutura e acabamentos. Cada tabuleiro tem 17 tramos, 14 dos quais foram executados com cimbre auto-lançável, com largura total de 18,2 m cada, sendo a solução adotada em laje vigada, com carlingas nas secções sobre os pilares. Os encontros são do tipo “perdido”, com fundações diretas.

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2002

Ponte da Arrábida

Porto – Portugal

Execução de trabalhos de reparação e reabilitação estrutural, como: proteção geral; reparação local dos elementos de concreto armado; tratamento de fendas; reparação dos pilares sobre os arcos e mais.

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1999

Ponte 25 de Abril

Lisboa – Portugal

Reforço estrutural da Ponte 25 de Abril, sobre o Rio Tejo, em Lisboa. A obra incluiu a construção de dois cabos de suspensão secundários paralelos aos existentes, cerca de 3,5 metros acima dele, reforço da viga de rigidez, e construção das novas ancoragens exteriores, adjacentes às existentes na Av. da Índia e na encosta do monumento do Cristo-Rei, esta na margem esquerda do Rio Tejo.

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1999

Ponte sobre Rio Sado

Alcácer do Sal – Portugal

Construção de Ponte sobre o Rio Sado, com 2 tabuleiros gêmeos de concreto armado pré-esforçado, com cerca de 1450m de comprimento, cada um com secção de caixão simples. As suas estruturas têm 3 vãos com 80+135+75=290 m. O duplo tabuleiro apresenta também uma largura total de 37.20 m, correspondendo a 18.5 m cada um.

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1998

Ponte  Vasco da Gama

Sacavém/Montijo – Portugal

Construção da nova travessia do Rio Tejo em Lisboa. A ponte estaiada, em concreto armado, possui com 18 km de extensão, divididos em 7 áreas de construção que a seguir se apresentam no sentido norte-sul.
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1997

Ponte do Freixo

Porto – Portugal

Construção da Ponte Freixo, em Porto, Portugal. Ponte rodoviária em concreto armado pré-esforçado, com duplo tabuleiro, e viaduto de acesso da margem esquerda. Comprimento 705 m com vão central de 150 m.

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1996

Ponte General Nobre de Carvalho

Macau – China

Reparo e manutenção geral da Ponte Nobre de Carvalho, em Macau, China. Reparações de concreto deteriorado que variaram desde pequenas fissuras, até à reconstrução de elementos estruturais, incluindo a substituição de armaduras e mais.

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1994

Ponte  Macau-Taipa

Macau – China

Construção da Ponte Macau-Taipa, na China, com comprimento total 4.534 m.  A ponte é suspensa por tirantes, construída com vigas e em concreto, sendo de forma ondulada.
No meio da ponte existem dois pontos mais elevados com uma altura máxima de 37 metros acima do nível do mar, os acessos Sul e Norte da Ponte são de estrutura em vigas com pré-esforço. A Ponte da Amizade tem como função interligar os três tipos de vias comunicação: marítima, terrestre e aérea.

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1991

Ponte Ferroviária São João sobre Rio Douro

Porto – Portugal

Construção da Ponte Ferroviária São João sobre o Rio Douro, Porto, Portugal. Com 1.140 m de comprimento e vão central de 250 m – maior vão central do mundo em pontes ferroviárias com avanços sucessivos.

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1991

Ponte  Internacional sobre o Rio Guadiana

Castro Marim – Portugal

Construção da ponte internacional sobre o Rio Guadiana, ponte estaiada, em concreto armado, com o total 666 metros de extensão e um vão central de 24 metros.
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