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A Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, S.A. é a empresa de referência no setor da Construção do Grupo Teixeira Duarte, um dos mais importantes Grupos Econômicos Portugueses, cumprindo um século de experiência.

Setores de atuação da Construção

O Grupo Teixeira Duarte atua hoje em diferentes setores além da Construção: Concessões e Serviços, Incorporação, Hotelaria, Distribuição e Automóvel, e conta com mais de 11.000 colaboradores e um volume de negócios anuais superior a R$ 4,5 bilhões. Está presente em 22 países, sendo que em 16 deles, atua na área da Construção.

O Grupo opera desde a sua fundação no setor da Construção e, desde 2007 no Brasil, tendo hoje forte atuação nacional e atividades e projetos nas diversas áreas da engenharia, como a Geotecnia e Fundações, Reabilitação, Edificações, Infraestruturas, Metalomecânica, Obras Rodoviárias, Obras Subterrâneas, Obras Ferroviárias e Trabalhos Marítimos, Fluviais e Portuários.

Além da Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, S.A., o Grupo conta ainda com a Empa, a Epos e a Somafel, empresas especializadas, com know-how comprovado em áreas complementares da Construção, e recorre a elas, de acordo com as características dos projetos, ampliando assim a sua capacidade de entrega e a qualidade do serviço prestado.

Juntas, demonstram a dedicação da empresa nos projetos dos mais diversos portes e complexidades, reforçando o seu compromisso com a qualidade dos negócios, a vida dos colaboradores, a satisfação de seus clientes, a sustentabilidade e a sociedade.

Experiência e ética pelo bem do país

Hoje, a Teixeira Duarte atua no Brasil realizando diversas obras como rodovias, hospitais, portos, aeroportos, pontes, estradas de ferro, operações mineiras, industriais, comerciais. Independentemente da complexidade da obra, a construtora é reconhecida por seus clientes pela execução de obras marcadas pela excelência técnica, pela ética, por uma política de compliance bem estruturada e pelo cumprimento rígido dos prazos.

Utilizando técnicas construtivas inovadoras, coleciona ao longo dos anos a realização de projetos relevantes em todo o país, como por exemplo a restauração Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, a ampliação do Aeroporto de Salvador, a duplicação da Estrada de Ferro de Carajás, o Estaleiro Jurong no Espírito Santo, a Barragem de Itabiruçu, em Minas Gerais, a  duplicação da BR 116-BA e  da BR 101-BA na Bahia, a construção do Hospital das Clínicas de Niterói no Rio de Janeiro, o Templo Maior da IURD em Curitiba, o Laboratório de Produção de Vacinas da Dengue, em São Paulo, entre muitos outros.

É motivo de muito orgulho que todo o know-how adquirido possa ser utilizado em projetos que contribuam com a população das regiões em que são executadas as obras, gerando empregos, desenvolvendo a economia e melhorando a infraestrutura local.

A seguir, algumas das obras que ilustram a presença da Teixeira Duarte Brasil.

Principais obras da Teixeira Duarte

Ponte Hercílio Luz – SC

Cartão postal de Florianópolis em Santa Catarina, na Ponte Hercílio Luz foram realizadas obras de reabilitação e restauro. A Teixeira Duarte realizou o reforço e a recuperação das fundações, o reforço do maciço de amarração do lado insular, a execução de novo maciço de amarração do lado continental, a substituição dos aparelhos de apoio e selas em ferro fundido das torres principais, além de reabilitação, reforço e substituição das estruturas metálicas do vão pênsil, das torres e dos viadutos de acesso, utilizando o procedimento original de união por rebites. Foi substituído integralmente o sistema de suspensão (barras de olhal e cabos pendurais) obrigando ao desenvolvimento e execução de complexo processo de transferência de carga necessárias, o que exigiu um gigantesco esforço de engenharia, ao nível das mais exigentes obras da engenharia mundial. Também foi instalado um novo pavimento rodoviário em gradil metálico e duas passarelas metálicas laterais para ciclovia e pedestres.

A Ponte Hercílio Luz é a maior obra de arte suspensa do Brasil e único exemplar no mundo com sistema de suspensão com barras de olhal, numa extensão total de cerca de 820 metros, tendo o vão central um comprimento de 340 metros, apoiado em dois pilares principais com 70 metros de altura e viadutos de acesso com 259 e 221 metros, cada.

Esta foi uma obra importantíssima para a população, pois, após mais 30 anos de interdição da ponte, a mesma foi reinaugurada e entregue à população no dia 31 de dezembro de 2019, marcando assim um momento histórico na devolução da imponente estrutura à população catarinense, desejada por muitos anos.

A sustentabilidade também foi levada em conta nesta obra. As estruturas metálicas provisórias de sustentação utilizadas durante a reforma da ponte, cerca de 1.600 toneladas de material, foram  reutilizadas para recuperar 532 pequenas pontes em Santa Catarina.  A própria Teixeira Duarte venceu a licitação para a elaboração dos projetos executivos de reaproveitamento e transformação destas peças em vigas metálicas para ponte vicinais, adequando-as para a Defesa Civil proceder à entrega às prefeituras locais e, dessa forma, sejam revitalizados e substituídos velhos pontilhões e/ou pontes vicinais que hoje estão em situação precária.

Saiba mais sobre a obra e vejas as fotos aqui.

Aeroporto de Salvador – BA

O contrato em regime EPC para execução, reforma e expansão do Aeroporto de Salvador foi adjudicado ao consórcio liderado pela Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, em março de 2018, pela Concessionária do Aeroporto de Salvador, S.A, empresa do Grupo Vinci Airports. O Aeroporto de Salvador é um dos 10 mais movimentados do país e, com esta obra, aumentou sua capacidade total de 10 milhões para 15 milhões de passageiros ao ano, proporcionando um ambiente mais seguro, confortável e eficiente.

A expansão e a reforma do aeroporto incluíram trabalhos de demolição de edifícios, instalações e infraestruturas existentes para implementar novas construções.

Além do retrofit do terminal de passageiros existente para alteração do layout operacional do aeroporto e adaptação do mesmo à normativa vigente, a empresa realizou a construção de um novo píer, composto por térreo, 1º pavimento e cobertura, assim como a construção de conector na interligação entre o terminal existente e o novo píer.  Além disso, foi realizada a extensão do pátio existente, construção de nova planta de tratamento de águas residuais, modernização e expansão da área de bagagens e construção de nova via ao longo da pista de táxi realocada.

Também foram feitas a reforma e ampliação do edifício do terminal existente e construção de edifício para resíduos sólidos. E ainda, a demolição da ponte de acesso de segurança, e construção de duas novas.

Esta obra foi considerada pela revista “O Empreiteiro” uma das obras de engenharia do ano de 2019.

Este prêmio é concedido para as empresas que realizaram obras de engenharia importantes com qualidade construtiva excepcional. Um dos motivos que fizeram do Aeroporto de Salvador um sucesso absoluto, foi o fato de que as obras foram realizadas sem interromper as atividades, o que tornou tudo ainda mais complexo.

Saiba mais sobre a obra e veja todas as fotos dos resultados

Duplicação da BR-101 – BA

Um dos corredores imprescindíveis do país, a BR-101, atravessa 12 estados e é muito importante para a logística de transporte nacional. Por isso, o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) vem investindo na ampliação da capacidade deste corredor e pôde contar com o Grupo Teixeira Duarte para duplicar cerca de 80 km desta estrada na Bahia, partindo da divisa com Sergipe.

Os números da obra incluem pavimento rígido com 225.000 m³ de concreto para 83,58 km de duplicação, execução de 14 pontes/viadutos, restauração de 9 pontes/viadutos e mais de 3000 m³ de terraplanagem.  Até o final do ano, aproximadamente 70 km de pista duplicada deverá ser entregue.

Veja fotos e outros dados sobre a obra.

Estaleiro Jurong Aracruz – ES

Com o avanço da exploração do petróleo na camada pré-sal, as expectativas de investimentos em infraestrutura naval tornaram necessária a criação de um estaleiro apropriado para suprir as demandas dessa indústria. Neste sentido, o Grupo Teixeira Duarte participou de um consórcio, responsável pela execução das maiores estruturas de concreto do Estaleiro Jurong Aracruz, localizado no litoral norte do Espírito Santo, constituído do Finger Pier Sul, com 407m, Cais Sul, com 252m, e da Extensão do Cais Sul, com 262m, totalizando quase mil metros de porto.

Estas obras demandaram vasta experiência em terraplenagem para execução das plataformas de aterro dentro do mar e escavações abertas em grandes profundidades e em fundações, onde foram executados 35 km em extensão total de estacas escavadas a 48m de profundidade, com 1m de diâmetro. Para a construção das estruturas, foi necessária uma fábrica de pré-moldados com um rigoroso controle de qualidade e equipe bem treinada para instalação das peças fabricadas. Um dos maiores desafios foi a execução das estruturas de concreto pelo método onshore, ou seja, sobre plataforma aterrada com posterior remoção, além de escavação abaixo destas estruturas, com profundidades de até 17m. Foi preciso mobilizar escavadeiras de grande porte, com longo alcance para escavação em profundidade, alguns equipamentos foram produzidos especialmente para o empreendimento, sendo necessário treinamento específico dos operadores das escavadeiras especiais.

Confira todos os detalhes da obra aqui.

Barragem Itabiruçu – MG

Outra obra realizada pelo Grupo Teixeira Duarte em território nacional foi o alteamento da Barragem de Itabiruçu, em Minas Gerais, onde a Teixeira Duarte realizou o alteamento da barragem, que passou de 835 para 850 metros.

O empreendimento foi criado usando o método a jusante, que é o mais seguro para obras como estas. As obras contemplaram a construção de aterro de impermeabilização do talude e também a complementação da instalação dos filtros necessários.

Esta barragem tem capacidade para receber mais de 220.000.000 de m³ de rejeitos.

Veja fotos e informações sobre a obra

Complexo Hospitalar Niterói (CHN) – RJ

A expertise da Teixeira Duarte foi essencial na construção do Complexo Hospitalar Niterói. Como a empresa já possui vasta experiência em obras hospitalares em seu portfólio, foi escolhida para a realização desta obra imponente.

A empreitada incluiu a construção de uma estrutura de concreto com 20.716 m² de ATC (área total construída), 8.337m² de fachadas, e acabamentos de obras civis com 11.873 m² de ATC, compreendendo a execução de emergências e UTI adulta e pediátrica, com 63 leitos, incluindo estacionamentos e áreas técnicas. Além de revestimento de pisos, de paredes, bem como instalação de climatização e ventilação com sistema de água gelada, entre muitas outras estruturas, como instalações hidráulicas, de TI e de gases medicinais, como oxigênio, óxido nitroso, vácuo e ar comprimido.

Confira todos os detalhes do projeto.

 

Duplicação da Estrada de Ferro de Carajás

A Estrada de Ferro de Carajás (EFC) é a maior ferrovia de transporte de passageiros em operação no Brasil. Ela tem 892 quilômetros de extensão, ligando a maior mina de minério de ferro a céu aberto do mundo, em Carajás, no sudeste do Pará, ao Porto de Ponta da Madeira, em São Luís (MA). Por seus trilhos, são transportados 120 milhões de toneladas de carga e 350 mil passageiros por ano. Sua especialidade é o transporte de minério de ferro, extraído das minas da Serra dos Carajás em Parauapebas, Canaã dos Carajás e Marabá, e levados até os portos da Baía de São Marcos no Maranhão para exportação.

O Grupo Teixeira Duarte realizou a empreitada total para a construção de obras civis de superestrutura ferroviária e auxílio à sinalização, referentes às duplicações dos segmentos 08-09; 09-10 c; 10-11; 11-12 c; 12-13; 14-15 c; 15-16 c; 16-17 da expansão da Estrada de Ferro Carajás – EFC, parte integrante do programa Capacitação Logística Norte (CLN) S11D, distribuídas ao longo da ferrovia nos estados do Maranhão e Pará, com fornecimento de materiais. Também executou a duplicação nos segmentos 44-45, 45-46 Semi e 46-47 Semi da ferrovia.

Atualmente, tem executado manutenções em diversos segmentos da via, como a drenagem e repotenciamento de via de rolamento no Pátio de Carajás e Pátio B da Usina I, reforço de plataforma (Km 729), substituição de TUs (Km 441 e 449), serviço de intervenção (Km 763), obras de Integridade nos KMs 4, 111, 214, 217, 442, 490 e 494 da EFC.

Engenharia de Valor para garantir maior crescimento e desenvolvimento para o país

Estas foram algumas das muitas obras realizadas pela Teixeira Duarte no país, que empenha todos os seus esforços para desenvolver obras que incorporem o DNA da empresa e sejam capazes de transformar para melhor a vida das pessoas que são diretamente impactadas por elas.

Desta forma, reforça seu compromisso com o crescimento sustentado do país, por meio do desenvolvimento de uma engenharia de qualidade, baseada em seus valores estruturantes – o Engenho, a Verdade e o Compromisso – e convicta de sua missão: “Fazer, contribuindo para a construção de um mundo melhor”.