O Aeroporto de Salvador fica na capital baiana e é um dos dez aeroportos mais movimentados do país. Em 2018, mais de 8 milhões de passageiros viajaram por ele, para cerca de 30 destinos, entre voos domésticos e internacionais.

Então, foi com imenso orgulho que, em abril de 2018, o consórcio liderado pela Teixeira Duarte ganhou um contrato em regime EPC da Concessionária do Aeroporto de Salvador, S.A., empresa do Grupo Vinci Airports que explora vários aeroportos no mundo, para a execução, reforma e expansão do Aeroporto de Salvador. Com prazo de 20 meses e valor total de R$600 milhões, o projeto chegou a empregar cerca de 1.200 trabalhadores no período mais intenso.

Além do retrofit do terminal de passageiros existente para alteração do layout operacional do aeroporto e adaptação do mesmo à normativa vigente, o projeto incluiu também a construção de um Novo Pier capacitado para mais sete pontes de embarque, um edifício de ligação da área ampliada ao terminal existente, a construção de edifícios e instalações auxiliares, nomeadamente estação de tratamento de esgotos, estação de tratamento de resíduos sólidos, estações elevatórias, subestações de energia, entre outros,  a demolição de edifícios. Foram ainda instalados 11 novos elevadores, assim como duas esteiras rolantes, num total de 80m e nove escadas rolantes. Um sistema de transporte e manuseio de bagagens (BHS) foi também preconizado e está sendo finalizado, assim como novos equipamentos de segurança como raio x para bagagens e pórticos detectores de metais.

Já no lado de operação aeroportuária, o projeto contemplou intervenção nas pistas de pouso e decolagem 17/35 e 10/28, assim como a reforma do sistema de taxiamento de aeronaves e a ampliação de pátio. Para conformidade dos sistemas de pistas com a normativa em vigor, várias intervenções de terraplanagem e de drenagem foram também realizadas.

Entre demais destaques, as obras permitirão também novas e melhores experiências, sistemas modernos de ar condicionado e ventilação, e instalação de wi-fi de alta velocidade. Outras transformações de grande importância são: a execução de novos ou atualizados sistemas de detecção e combate a incêndio, de CFTV e de climatização do terminal aeroportuário – através da construção de novas Centrais de Água Gelada e de automação de sistemas -, e uma atualização nas Subestações de Energia e de Geração.

Com o trabalho avançando no período estimado, a nova área chamada de pré-embarque já se encontra em uso: com leitores automáticos de cartão de embarque (BCBP – Bar Coded Boarding Pass), local de revista, que possui detectores de metais e raio-x, mais espaço para filas e nove canais de inspeção, agilizando todo o processo de embarque. E no terminal de passageiros, já foram substituídos cinco elevadores e cinco escadas rolantes, introduzindo mais três elevadores e duas escadas rolantes em área de embarque ampliada, totalmente renovada.

Em agosto, entrou em operação a unificação dos embarques doméstico e internacional, concentrados no segundo pavimento, e a área internacional do novo píer com duas pontes para embarque de aeronaves. Em outubro, com a finalização da área doméstica do novo píer, disponibilizou-se mais quatro pontes de embarque, das quais uma já se encontra em operação. Também em outubro, foi aberto o novo acesso para desembarque, já em funcionamento, melhorando significativamente o fluxo de passageiros no local.

Já foram feitas entregas importantes depois do término de 95% dessas obras, como as pistas de pouso e decolagem, a nova área de embarque, as novas áreas de check-in, a nova circulação vertical. os equipamentos de sustentabiliadde, a Estação de Tratamento de Efluentes, a nova Central de Resíduos, cinco subestações, centrais de água gelada, pátio de aeronaves, novas áreas comerciais etc.

Todas essas melhorias têm como objetivo transformar o terminal em um equipamento de alto padrão, aumentando a capacidade total do aeroporto, de 10 milhões para 15 milhões de passageiros ao ano, e melhorar a experiência dos passageiros no Aeroporto de Salvador, proporcionando um ambiente mais seguro, confortável e eficiente.