Realizar uma obra hospitalar requer uma série de cuidados por parte da construtora, especialmente porque é preciso coordenar o trabalho da equipe de modo a causar o menor impacto possível no funcionamento da instituição. No comando do retrofit realizado no Hospital Pasteur, que fica no bairro do Méier, no Rio de Janeiro, a Teixeira Duarte Engenharia e Construções mostrou toda a sua expertise e é notícia na revista Healthcare Management, uma publicação especializada em gestão e negócios da área da saúde.

O principal assunto abordado na matéria são as medidas adotadas pela Teixeira Duarte durante a execução da obra, que permitiram à equipe da construtora trabalhar em perfeita sintonia com os funcionários do Hospital Pasteur. Essas ações tinham como objetivo otimizar as atividades a fim de reduzir custos, concluir as obras dentro do prazo predeterminado, e, claro, interferir o menos possível no funcionamento do hospital.

Bruno da Palma Paisana, superintendente de obras da Teixeira Duarte, citou na matéria algumas das medidas que foram adotadas durante a obra, que consistiu na substituição de toda a tubulação de água quente e na construção e adequações da sala de tomografia. São elas:

  • Isolamento com tapumes de toda a área em que a obra foi realizada para controlar o acesso ao local, conter as partículas geradas e minimizar o impacto visual.
  • Uso de carrinhos fechados, elaborados especialmente para o projeto, para transportar os materiais nas áreas de circulação comuns.
  • Transporte de materiais realizado em horários de pouco fluxo de cada setor do hospital, sempre prezando por manter a tranquilidade que o ambiente hospitalar precisa.
  • Realização de treinamentos com os funcionários da obra em conjunto com a equipe de segurança do hospital, para deixá-los cientes dos riscos envolvidos e orientá-los em relação aos cuidados a serem tomados.
  • Reuniões semanais internas com a equipe da construtora e, posteriormente, com os representantes do hospital.
  • Envio do planejamento atualizado para a direção do hospital informando as atividades a serem realizadas em cada semana para que a instituição se preparasse para cada etapa da intervenção.

Essas medidas fizeram toda a diferença para que o retrofit hospitalar  fosse concluído com sucesso e dentro do prazo previamente estabelecido, além de mostrarem o quanto é importante contar com os serviços de uma empresa como a Teixeira Duarte, que, desde 1921, vem construindo uma história de seriedade e sucesso.

Inclusive, realizar obras em hospitais, sejam elas de projetos completos ou de retrofit, é uma das especialidades do grupo, que já realizou trabalhos para instituições como: Hospital São Lucas, Hospital Américas e Complexo Hospitalar de Niterói, no Rio de Janeiro; Hospital Samaritano, Hospital Moriah, Hospital Santa Paula, Hospital da Luz, Hospital Vitória – Anália Franco, em São Paulo; Hospital Alvorada, em Brasília; Hospital de Cascais e Hospital Distrital de Viseu, em Portugal, entre muitos outros.

Acesse a matéria na revista Healthcare Management  (pág 52-53)para conferir maiores detalhes sobre a obra de retrofit no Hospital Pasteur e todos os cuidados tomados durante sua execução.