Foi concluída às 23h37 desta terça-feira (27) a última etapa de transferência de carga da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis. O fim do trabalho significa que a estrutura volta a estar suspensa, com o peso sustentado pelas barras de olhal e os cabos pendurais, assim como no projeto original. Planejado para ocorrer em até quatro noites, o serviço foi realizado em dois turnos, nas noites de segunda (26) e terça-feira.

Os 54 macacos hidráulicos que ainda sustentavam o vão central começaram a ser rebaixados pouco antes das 23h de segunda-feira. Durante esta etapa foram rebaixados 20% do peso do vão central, que equivale a aproximadamente 400 toneladas, e a ponte baixou os últimos 45 centímetros. Em junho, os demais 80% do peso já haviam sido rebaixados.

A restauração incluiu a substituição dos 28 cabos pendurais e 360 barras de olhal que mantêm a ponte elevada. Desde 2017, quando foi feita a primeira transferência de carga, a ponte foi elevada em cerca de 1,80 metro e o peso ficou apoiado sobre as estruturas provisórias.

A partir de agora, os trabalhos serão focados na finalização da pintura e na conclusão do gradil metálico.

Veja aqui a reportagem  do “G1 SC”, assim como a matéria do Jornal “Bom Dia SC” sobre a primeira noite da operação.

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom/ Divulgação