Centro de Compras Feira da Madrugada

Centro de Compras Feira da Madrugada – Obra da Teixeira Duarte

A Feira da Madrugada é um grande centro comercial que contou sempre com um crescimento orgânico para fomentar o negócio local no Brás, mais especificamente nas ruas: Bom Retiro, Santa Ifigênia e também na 25 de Março. Porém, desde 2015, a prefeitura de São Paulo buscou requalificação urbana para o local e tornar o centro de compras mais organizado, seguro, regulamentado e pronto para oferecer um ambiente interessante para a população que lota os corredores em busca dos preços mais baixos oferecidos no local.

As mudanças propostas com as obras trarão evolução social para o centro de compras, com melhor qualidade de vida para os pequenos comerciantes presentes no local e também para todos os prestadores de serviço próximos, gerando um benefício econômico para o bairro e para o município como um todo.

Recentemente, a Teixeira Duarte foi adjudicada para as obras remanescentes do Centro de Compras Feira da Madrugada, que incluíram serviços de acabamentos internos, instalações técnicas, além de fachadas e paisagismo externo. 

Após as conclusões das obras, o centro popular terá três pavimentos de lojas, com capacidade para 4 mil boxes e mil lojas. Terá também praça de alimentação com mais de 1.200 lugares, além de banheiros em todos os pavimentos. O estacionamento terá 315 vagas para ônibus e mais de 2.200 para veículos. O que já era o maior centro popular de compras da América Latina, será ainda maior. Um verdadeiro marco para o comércio da região e também para o país!

A obra

conceito

A mobilização foi realizada ao longo do mês de setembro de 2020, atualmente estão sendo executados os serviços de alvenaria, revestimentos, instalações provisórias, proteções coletivas, impermeabilizações e instalações.

Os principais serviços que serão realizados no empreendimento são: alvenarias de vedação, cerca de 85 mil m², revestimentos de fachada com brises, assim como telas e placas perfuradas, em cerca de 15,6 mil m², estruturas de cobertura e passarelas com 247 toneladas de aço,  revestimentos de 113 mil m² nas paredes, impermeabilizações de 74 mil m², instalações elétricas, com capacidade para 7.000 KVA, instalações de HVAC, com 3.000 TR, reservatório de água potável com capacidade para 1.265 m³. Também serão instalados 226 hidratantes, 15.460 bicos de sprinkler, bem como automação predial com sistema de monitoramento e controle.

Centro de Compras Feira da Madrugada: desafios

O maior desafio neste empreendimento é o prazo para conclusão das obras. Pois será necessário construir 182 mil metros quadrados em um apertado cronograma de 14 meses.

Portanto, será necessária uma precisão ímpar ao dimensionar equipes, realizar a programação dos serviços e também uma atenção especial para o planejamento logístico, tanto dos materiais quanto dos equipamentos.

 

Sustentabilidade no Centro de Compras Feira da Madrugada

Nas obras da Teixeira Duarte, a sustentabilidade é uma preocupação constante. Por isso, na Feira da Madrugada, foram adotados sistemas de reaproveitamento de águas pluviais para irrigação. Todas as luminárias são em LED, que oferecem uma economia substancial. Além de um sistema de regeneração de energia, abastecido pela frenagem dos elevadores. Também foi executado um sistema de tratamento de água antes de encaminhá-la às redes coletoras públicas.

Investimento

O shopping popular é de propriedade do Consórcio Circuito de Compras São Paulo S.A, que foi vencedor da concorrência pública e atuará por 35 anos no empreendimento. O investimento soma cerca de R$ 500 milhões para as obras.

Confira algumas fotos do empreendimento e as dimensões desta importante obra:

area-externa-feira-da-madrugada vista-aerea-feira-da-madrugada feira-da-madrugada-em-construcao

 

combate a corrupção

Combate à corrupção como forma de promover sustentabilidade corporativa

“A corrupção é criminosa e imoral e representa a traição definitiva da confiança pública. É ainda mais prejudicial em tempos de crise, como está acontecendo agora no mundo com a pandemia COVID-19. A resposta ao vírus está criando novas oportunidades para explorar a supervisão fraca e a transparência inadequada, desviando recursos que deveriam ter sido destinados às pessoas em seus momentos de maior necessidade.”

Declaração do Secretário-Geral da ONU António Guterres sobre Corrupção no Contexto da COVID-19.

No dia 09 do mês de dezembro, comemora-se o Dia Internacional Contra a Corrupção declarado pela ONU. Para a instituição, atuar contra a corrupção é determinante para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, garantindo assim a erradicação da pobreza, proteção do planeta e prosperidade para todos.

 

No Brasil, a corrupção acompanha a história desde os seus primórdios, se adaptando às diversas fases enfrentadas pelo país, sendo um dos maiores, se não o maior problema, enfrentado pelos brasileiros. Este problema não só dificulta o avanço do país, como acarreta em ainda mais dificuldades para a sociedade, em especial, aos grupos sociais mais vulneráveis economicamente.

 

Diante desta visível mazela social, diversas leis foram sendo promulgadas ao longo do tempo com o intuito de tipificar e combater a corrupção no Brasil, a exemplo da Lei Penal Brasileira com entrada em vigor em 1º de janeiro de 1942, que dispõe, entre outros tipos penais, sobre os crimes praticados contra a administração pública, onde de acordo com esta, a corrupção é definida como uma conduta ilícita passiva ou ativa, fundamentada respectivamente nos artigos 317 (Corrupção Passiva) e 333 (Corrupção Ativa).

 

Além desses importantes dispositivos contidos na Lei Penal Brasileira, diversas  outras leis esparsas foram criadas com a finalidade de combater a corrupção no Brasil, dentre as quais, merecem destaque a Lei nº 8.429/92 (Lei da Improbidade Administrativa); a Lei nº 8.666/93 (Lei de Licitações e Contratos da Administração Pública); a Lei nº 12.683/13 (Crimes de Lavagem de Dinheiro); a Lei nº 12.846/13 (Lei Anticorrupção); e Decreto nº 8.420/15 que regulamenta a Lei Anticorrupção.

 

Vale dizer que, ao tratar da Lei nº 12.846/13, adentra-se no campo especificamente da corrupção privada, onde a promulgação da referida legislação, mostrou grande avanço no combate à corrupção, pois esta dispõe sobre a responsabilização objetiva de empresas pela prática de atos contra a Administração Pública.

 

A vista disto, cumpre esclarecer que quando se fala em responsabilização objetiva, quer se dizer que, para aplicação de penalidades, não há necessidade de se comprovar culpa ou dolo da empresa que agir contra a administração pública, basta restar configurada a existência de nexo causal entre o ato ilícito cometido e a pessoa jurídica supostamente beneficiada pela prática corrupta.

 

Neste sentido, vale salientar que, a Lei nº 12.846/13, denominada Lei Anticorrupção, também inovou ao estabelecer exigência de implementação dos chamados programas de compliance, ou programas de integridade, como atenuante de multas impostas pela lei e como condição inexorável dos acordos de leniência por ela introduzidos. No mesmo sentido, da leitura do Decreto Federal nº 8.420/15 que regulamenta a Lei Anticorrupção, facilmente se observa a importância da implementação de programas de compliance nas empresas, tanto para a mitigação de risco de incorrer em práticas corruptivas quanto para a aplicação de dosimetria de penalidades, caso a empresa incorra em ato de corrupção.

 

Deste modo, é possível afirmar que, além das legislações vigentes e de cláusulas contratuais contra a corrupção, o programa de compliance é indispensável a qualquer empresa privada, em especial, aquelas que mantém vínculo com a administração pública.

 

Neste contexto, importa esclarecer, portanto, do que se trata o compliance. O termo compliance tem origem no verbo inglês to comply, que significa agir de acordo, com a Lei, com uma instrução interna, com um comando ou conduta ética, ou seja, estar em compliance é estar em conformidade com as regras internas da empresa, de acordo com os procedimentos éticos e as normas éticas vigentes.

 

No entanto, o compliance não deve ser interpretado como um mero cumprimento de regras formais, seu alcance é muito mais amplo do que isto e deve ser compreendido de maneira sistêmica, como um instrumento de mitigação de riscos, preservação dos valores éticos e de sustentabilidade corporativa, preservando a continuidade do negócio e o interesse dos acionistas, empregados e de todos os seus stakeholders.

 

Pensar em compliance, portanto, é pensar na continuidade dos negócios, é pensar em negócios a longo prazo. De modo que, se em um passado recente pensava-se em resultados imediatos, em resultados a qualquer preço, no sentido de que o que importa é o lucro e, que, o meio não seria tão importante, atualmente essa lógica já está bastante ultrapassada, inclusive em razão de uma tendência internacional.

 

Hoje, as empresas integram um todo e, assim sendo, precisam demonstrar a sua responsabilidade e o seu compromisso com a sociedade e com os stakeholders de uma forma geral. Isto, porque, a sociedade não mais tolera empresas que manifestamente estejam envolvidas em eventos relacionados à corrupção e a um comportamento antiético. Justamente em razão disto nasce o compliance, para dentre outras coisas, mitigar os riscos de a empresa incorrer em práticas de corrupção e preservar este importante ativo que é a imagem da empresa e sua reputação perante a sociedade e seus stakeholders.

 

Para que não reste dúvida sobre a importância de se levar a efeito os programas de compliance, quando falamos, por exemplo, em grupos de infraestrutura, vale lembrar que os maiores grupos de infraestrutura no Brasil, nos últimos quinze anos, estão padecendo de maneira bastante significativa em decorrência justamente de não conformidades, tendo estes reduzido drasticamente seus postos de trabalho e valendo hoje, uma fração do que já valeram antes da Operação Lava Jato.

 

Assim, à medida que a alta Direção da empresa entenda a importância de agir em conformidade e se comprometa com uma cultura ética e de integridade, é fundamental que se redija padrões de condutas, códigos, procedimentos e políticas para que seja possivel melhor gerenciar a integridade e a cultura ética que a empresa deseja compartilhar em toda sua cadeia produtiva, com fornecedores, colaboradores e todos os seus demais stakeholders.

 

Neste sentido, uma vez que a empresa tenha se comprometido com uma conduta ética e de integridade e que tenha estabelecido e circulado seus padrões de conduta, é importante que os colaboradores não tratem as normas de compliance como mais um elemento dentro da burocracia da empresa, mas vejam que existe uma lógica por traz deste programa e, esta lógica, é a própria sustentabilidade da empresa e a manutenção dos empregos de seus funcionários.

 

Deste modo, resta incontroverso que a atuação empresarial pautada pela ética e pela integridade deve ser um vetor de condução para os acionistas, executivos, bem como para todos os demais gestores e colaboradores, não só como uma conduta de cidadania em colaboração à redução de desigualdades sociais e apoio no combate à corrupção mas, também, para se contribuir com a preservação, sustentabilidade e continuidade da empresa.

hospital moriah

Hospital Moriah: Obra da Teixeira Duarte é destaque na revista HealthArq

A Teixeira Duarte Engenharia e Construções, mais uma vez, é destaque na revista HealthArq, uma publicação voltada a obras hospitalares. O projeto em questão foi o do Hospital Moriah, em São Paulo, onde foram realizadas obras como a construção do segundo pavimento e suas diversas estruturas, como: seis escritórios da diretoria, 10 leitos de internação, com 1 pressurizado para pacientes em isolamento, posto de enfermagem e também a reforma dos elevadores para facilitar o acesso ao novo pavimento. 

Para reduzir os ruídos provenientes do Aeroporto Congonhas, foram instalados caixilhos acústicos. O acabamento foi em alto padrão com porcelanatos, pisos vinílicos, revestimentos pétreos, esquadrias em madeira maciça e pinturas específicas para hospitais.

Hospital Moriah: desafios

Um desafio constante para este tipo de obra é realizar todos os trabalhos sem paralisar as atividades normais do local, neste caso, logo abaixo das obras estavam leitos de internação e UTI.

Já na construção do prédio anexo, existiram dificuldades logo no início, pois foi necessário adaptar o maquinário de fundação para executar as estacas tipo raiz com pé direito reduzido, no subsolo do local. Também foi preciso içar com um guindaste o novo sistema de ar-condicionado do tipo hidrônio para a instalação na cobertura existente, bem como foi necessária a instalação de um novo Chiller. Outro obstáculo a superar foi a interligação das novas salas cirúrgicas do prédio anexo ao centro cirúrgico já existente e em funcionamento. Diversos trabalhos foram realizados durante a noite e nos finais de semana, o que exigiu mais planejamento e organização das partes envolvidas.

Cenários desafiadores como esses são comuns nas obras que a construtora realiza e foram resolvidos sem muitas complicações, conforme o esperado.

Para toda a obra, foram utilizados diversos processos construtivos, como fundação profunda do tipo raiz, blocos de fundação, estrutura em concreto armado, coberturas metálicas, vedações em alvenaria e drywall, contrapiso e autonivelantes, instalação de piso vinílico, revestimentos cerâmicos, acabamentos pétreos, instalações elétricas, hidráulicas, automação, sistema de ar condicionado do tipo hidrônico, forros de gesso e de madeira.

Sustentabilidade

A sustentabilidade também é uma preocupação constante da Teixeira Duarte Engenharia e Construções em suas obras. Por isso, nesta obra foi implementada a coleta seletiva, com a segregação de resíduos destinados à reciclagem, como papel, plástico e madeira. Além do sistema de reuso da água para execução da fundação profunda e as madeiras foram todas provenientes de áreas de reflorestamento. Tudo conforme a certificação do ISO 14001.

Hospital Moriah: prédio anexo

No prédio anexo foram construídas diversas estruturas, como: áreas técnicas, 4 salas cirúrgicas, sala robô, sala de anatomia patológica, 11 leitos de enfermaria sendo 1 pressurizado para isolamento, posto de enfermagem, 2 leitos de emergência e recepção para atendimento emergencial. Reforma do centro cirúrgico, onde foram construídos novos vestiários, sala de conforto médico, Prescrição Médica e novo RPA (repouso pós operatório).

Para que toda a obra fosse possível, a execução se deu sob 37 estacas do tipo raiz, blocos de fundação, estrutura em concreto armado, vedações em alvenaria, revestimento argamassado apropriado para isolamento radiológico das salas cirúrgicas, revestimento de fachada do tipo Fulget, contrapiso e argamassas autonivelantes, novas instalações elétricas, hidráulicas, de combate à incêndio e de gases medicinais, sistema de ar condicionado do tipo hidrônico automatizado, forros e caixilhos acústicos, acabamentos de alto padrão em porcelanatos, pisos vinílicos, revestimentos pétreos, pinturas do tipo epóxi, esquadrias radiológicas, luminárias dimerizáveis específicas, infraestrutura para todos os equipamentos, monitores e foco cirúrgico, fornecimento de réguas medicinais, entre outros.

Matéria na revista HealthArq

Para conferir todos os detalhes desta obra e informações passadas pelo superintendente da obra, confira a matéria completa na revista HealthArq, edição 33  (páginas 36-38). Essa é mais uma das obras de alta complexidade, realizada com sucesso, que a Teixeira Duarte Engenharia e Construções é especialista. E contribui com a missão da empresa que é sempre trazer uma engenharia de valor e tornar a sociedade melhor a cada trabalho concluído.

Ponte Daule-Guayaquil é inaugurada no Equador

Nesta segunda-feira, 19 de outubro, foi inaugurada em ato solene a ponte que liga as cidades de Daule a Guayaquil, no Equador, na qual a Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, S.A. teve uma participação muito relevante no consórcio responsável pela obra, que beneficiará cerca de 30 mil pessoas que residem em mais de 20 municípios de Daule, e que terão um acesso mais rápido à Guayaquil.  A previsão é que cerca de 20 mil veículos circulem diariamente na ponte.

Sobre a Ponte Daule-Guayaquil

A ponte Daule-Guayaquil tem 540 metros de extensão sobre o Rio Daule, formados por 9 vãos de 60 metros, 26,6 metros de largura e um gabarito livre de aproximadamente 7 metros. São quatro vias, calçada de pedestres e uma ciclovia. A ponte foi concebida em estrutura mista, sendo o tabuleiro metálico e as pré-lajes em concreto armado pré-tensionado e uma lâmina de compressão em concreto armado. As fundações foram executadas em estacas metálicas circulares cravadas em rochas, com diâmetro 1500mm e espessura de 38mm.

Obra

A obra incluiu também dois viadutos, um sobre a Avenida León Febres Cordero (Daule), “La Joya”, com 108 metros de vão total, e outro sobre a Avenida Narcisa de Jesús (Guayaquil), “Cierro Colorado”, com 270 metros de vão total, ambos em estrutura mista de concreto armado com pré-lajes em pré-tensão. Os trabalhos ainda contemplaram viadutos de acesso rodoviário, drenagens, movimentos de terras, muros de suporte, sinalização, acabamentos, iluminação e barreira acústica. Uma metodologia inovadora empregada na obra foi a utilização de EPS nos encontros.

A primeira obra da Teixeira Duarte no Equador

Cumprindo cem anos de história, esta é a primeira obra da Teixeira Duarte no Equador, reforçando e ampliando a atuação do Grupo no mercado Latino Americano no desenvolvimento de uma engenharia de valor.

É motivo de muito orgulho que todo o know-how adquirido possa ser utilizado em projetos que contribuam para transformar para melhor a vida das pessoas diretamente impactadas pelas obras, gerando empregos, desenvolvendo a economia e melhorando a infraestrutura local.

 

 

 

 

principas obras teixeira duarte construtora

Teixeira Duarte: a atuação nacional da Construtora

A Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, S.A. é a empresa de referência no setor da Construção do Grupo Teixeira Duarte, um dos mais importantes Grupos Econômicos Portugueses, cumprindo um século de experiência.

Setores de atuação da Construção

O Grupo Teixeira Duarte atua hoje em diferentes setores além da Construção: Concessões e Serviços, Incorporação, Hotelaria, Distribuição e Automóvel, e conta com mais de 11.000 colaboradores e um volume de negócios anuais superior a R$ 4,5 bilhões. Está presente em 22 países, sendo que em 16 deles, atua na área da Construção.

O Grupo opera desde a sua fundação no setor da Construção e, desde 2007 no Brasil, tendo hoje forte atuação nacional e atividades e projetos nas diversas áreas da engenharia, como a Geotecnia e Fundações, Reabilitação, Edificações, Infraestruturas, Metalomecânica, Obras Rodoviárias, Obras Subterrâneas, Obras Ferroviárias e Trabalhos Marítimos, Fluviais e Portuários.

Além da Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, S.A., o Grupo conta ainda com a Empa, a Epos e a Somafel, empresas especializadas, com know-how comprovado em áreas complementares da Construção, e recorre a elas, de acordo com as características dos projetos, ampliando assim a sua capacidade de entrega e a qualidade do serviço prestado.

Juntas, demonstram a dedicação da empresa nos projetos dos mais diversos portes e complexidades, reforçando o seu compromisso com a qualidade dos negócios, a vida dos colaboradores, a satisfação de seus clientes, a sustentabilidade e a sociedade.

Experiência e ética pelo bem do país

Hoje, a Teixeira Duarte atua no Brasil realizando diversas obras como rodovias, hospitais, portos, aeroportos, pontes, estradas de ferro, operações mineiras, industriais, comerciais. Independentemente da complexidade da obra, a construtora é reconhecida por seus clientes pela execução de obras marcadas pela excelência técnica, pela ética, por uma política de compliance bem estruturada e pelo cumprimento rígido dos prazos.

Utilizando técnicas construtivas inovadoras, coleciona ao longo dos anos a realização de projetos relevantes em todo o país, como por exemplo a restauração Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, a ampliação do Aeroporto de Salvador, a duplicação da Estrada de Ferro de Carajás, o Estaleiro Jurong no Espírito Santo, a Barragem de Itabiruçu, em Minas Gerais, a  duplicação da BR 116-BA e  da BR 101-BA na Bahia, a construção do Hospital das Clínicas de Niterói no Rio de Janeiro, o Templo Maior da IURD em Curitiba, o Laboratório de Produção de Vacinas da Dengue, em São Paulo, entre muitos outros.

É motivo de muito orgulho que todo o know-how adquirido possa ser utilizado em projetos que contribuam com a população das regiões em que são executadas as obras, gerando empregos, desenvolvendo a economia e melhorando a infraestrutura local.

A seguir, algumas das obras que ilustram a presença da Teixeira Duarte Brasil.

Principais obras da Teixeira Duarte

Ponte Hercílio Luz – SC

Cartão postal de Florianópolis em Santa Catarina, na Ponte Hercílio Luz foram realizadas obras de reabilitação e restauro. A Teixeira Duarte realizou o reforço e a recuperação das fundações, o reforço do maciço de amarração do lado insular, a execução de novo maciço de amarração do lado continental, a substituição dos aparelhos de apoio e selas em ferro fundido das torres principais, além de reabilitação, reforço e substituição das estruturas metálicas do vão pênsil, das torres e dos viadutos de acesso, utilizando o procedimento original de união por rebites. Foi substituído integralmente o sistema de suspensão (barras de olhal e cabos pendurais) obrigando ao desenvolvimento e execução de complexo processo de transferência de carga necessárias, o que exigiu um gigantesco esforço de engenharia, ao nível das mais exigentes obras da engenharia mundial. Também foi instalado um novo pavimento rodoviário em gradil metálico e duas passarelas metálicas laterais para ciclovia e pedestres.

A Ponte Hercílio Luz é a maior obra de arte suspensa do Brasil e único exemplar no mundo com sistema de suspensão com barras de olhal, numa extensão total de cerca de 820 metros, tendo o vão central um comprimento de 340 metros, apoiado em dois pilares principais com 70 metros de altura e viadutos de acesso com 259 e 221 metros, cada.

Esta foi uma obra importantíssima para a população, pois, após mais 30 anos de interdição da ponte, a mesma foi reinaugurada e entregue à população no dia 31 de dezembro de 2019, marcando assim um momento histórico na devolução da imponente estrutura à população catarinense, desejada por muitos anos.

A sustentabilidade também foi levada em conta nesta obra. As estruturas metálicas provisórias de sustentação utilizadas durante a reforma da ponte, cerca de 1.600 toneladas de material, foram  reutilizadas para recuperar 532 pequenas pontes em Santa Catarina.  A própria Teixeira Duarte venceu a licitação para a elaboração dos projetos executivos de reaproveitamento e transformação destas peças em vigas metálicas para ponte vicinais, adequando-as para a Defesa Civil proceder à entrega às prefeituras locais e, dessa forma, sejam revitalizados e substituídos velhos pontilhões e/ou pontes vicinais que hoje estão em situação precária.

Saiba mais sobre a obra e vejas as fotos aqui.

Aeroporto de Salvador – BA

O contrato em regime EPC para execução, reforma e expansão do Aeroporto de Salvador foi adjudicado ao consórcio liderado pela Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, em março de 2018, pela Concessionária do Aeroporto de Salvador, S.A, empresa do Grupo Vinci Airports. O Aeroporto de Salvador é um dos 10 mais movimentados do país e, com esta obra, aumentou sua capacidade total de 10 milhões para 15 milhões de passageiros ao ano, proporcionando um ambiente mais seguro, confortável e eficiente.

A expansão e a reforma do aeroporto incluíram trabalhos de demolição de edifícios, instalações e infraestruturas existentes para implementar novas construções.

Além do retrofit do terminal de passageiros existente para alteração do layout operacional do aeroporto e adaptação do mesmo à normativa vigente, a empresa realizou a construção de um novo píer, composto por térreo, 1º pavimento e cobertura, assim como a construção de conector na interligação entre o terminal existente e o novo píer.  Além disso, foi realizada a extensão do pátio existente, construção de nova planta de tratamento de águas residuais, modernização e expansão da área de bagagens e construção de nova via ao longo da pista de táxi realocada.

Também foram feitas a reforma e ampliação do edifício do terminal existente e construção de edifício para resíduos sólidos. E ainda, a demolição da ponte de acesso de segurança, e construção de duas novas.

Esta obra foi considerada pela revista “O Empreiteiro” uma das obras de engenharia do ano de 2019.

Este prêmio é concedido para as empresas que realizaram obras de engenharia importantes com qualidade construtiva excepcional. Um dos motivos que fizeram do Aeroporto de Salvador um sucesso absoluto, foi o fato de que as obras foram realizadas sem interromper as atividades, o que tornou tudo ainda mais complexo.

Saiba mais sobre a obra e veja todas as fotos dos resultados

Duplicação da BR-101 – BA

Um dos corredores imprescindíveis do país, a BR-101, atravessa 12 estados e é muito importante para a logística de transporte nacional. Por isso, o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) vem investindo na ampliação da capacidade deste corredor e pôde contar com o Grupo Teixeira Duarte para duplicar cerca de 80 km desta estrada na Bahia, partindo da divisa com Sergipe.

Os números da obra incluem pavimento rígido com 225.000 m³ de concreto para 83,58 km de duplicação, execução de 14 pontes/viadutos, restauração de 9 pontes/viadutos e mais de 3000 m³ de terraplanagem.  Até o final do ano, aproximadamente 70 km de pista duplicada deverá ser entregue.

Veja fotos e outros dados sobre a obra.

Estaleiro Jurong Aracruz – ES

Com o avanço da exploração do petróleo na camada pré-sal, as expectativas de investimentos em infraestrutura naval tornaram necessária a criação de um estaleiro apropriado para suprir as demandas dessa indústria. Neste sentido, o Grupo Teixeira Duarte participou de um consórcio, responsável pela execução das maiores estruturas de concreto do Estaleiro Jurong Aracruz, localizado no litoral norte do Espírito Santo, constituído do Finger Pier Sul, com 407m, Cais Sul, com 252m, e da Extensão do Cais Sul, com 262m, totalizando quase mil metros de porto.

Estas obras demandaram vasta experiência em terraplenagem para execução das plataformas de aterro dentro do mar e escavações abertas em grandes profundidades e em fundações, onde foram executados 35 km em extensão total de estacas escavadas a 48m de profundidade, com 1m de diâmetro. Para a construção das estruturas, foi necessária uma fábrica de pré-moldados com um rigoroso controle de qualidade e equipe bem treinada para instalação das peças fabricadas. Um dos maiores desafios foi a execução das estruturas de concreto pelo método onshore, ou seja, sobre plataforma aterrada com posterior remoção, além de escavação abaixo destas estruturas, com profundidades de até 17m. Foi preciso mobilizar escavadeiras de grande porte, com longo alcance para escavação em profundidade, alguns equipamentos foram produzidos especialmente para o empreendimento, sendo necessário treinamento específico dos operadores das escavadeiras especiais.

Confira todos os detalhes da obra aqui.

Barragem Itabiruçu – MG

Outra obra realizada pelo Grupo Teixeira Duarte em território nacional foi o alteamento da Barragem de Itabiruçu, em Minas Gerais, onde a Teixeira Duarte realizou o alteamento da barragem, que passou de 835 para 850 metros.

O empreendimento foi criado usando o método a jusante, que é o mais seguro para obras como estas. As obras contemplaram a construção de aterro de impermeabilização do talude e também a complementação da instalação dos filtros necessários.

Esta barragem tem capacidade para receber mais de 220.000.000 de m³ de rejeitos.

Veja fotos e informações sobre a obra

Complexo Hospitalar Niterói (CHN) – RJ

A expertise da Teixeira Duarte foi essencial na construção do Complexo Hospitalar Niterói. Como a empresa já possui vasta experiência em obras hospitalares em seu portfólio, foi escolhida para a realização desta obra imponente.

A empreitada incluiu a construção de uma estrutura de concreto com 20.716 m² de ATC (área total construída), 8.337m² de fachadas, e acabamentos de obras civis com 11.873 m² de ATC, compreendendo a execução de emergências e UTI adulta e pediátrica, com 63 leitos, incluindo estacionamentos e áreas técnicas. Além de revestimento de pisos, de paredes, bem como instalação de climatização e ventilação com sistema de água gelada, entre muitas outras estruturas, como instalações hidráulicas, de TI e de gases medicinais, como oxigênio, óxido nitroso, vácuo e ar comprimido.

Confira todos os detalhes do projeto.

 

Duplicação da Estrada de Ferro de Carajás

A Estrada de Ferro de Carajás (EFC) é a maior ferrovia de transporte de passageiros em operação no Brasil. Ela tem 892 quilômetros de extensão, ligando a maior mina de minério de ferro a céu aberto do mundo, em Carajás, no sudeste do Pará, ao Porto de Ponta da Madeira, em São Luís (MA). Por seus trilhos, são transportados 120 milhões de toneladas de carga e 350 mil passageiros por ano. Sua especialidade é o transporte de minério de ferro, extraído das minas da Serra dos Carajás em Parauapebas, Canaã dos Carajás e Marabá, e levados até os portos da Baía de São Marcos no Maranhão para exportação.

O Grupo Teixeira Duarte realizou a empreitada total para a construção de obras civis de superestrutura ferroviária e auxílio à sinalização, referentes às duplicações dos segmentos 08-09; 09-10 c; 10-11; 11-12 c; 12-13; 14-15 c; 15-16 c; 16-17 da expansão da Estrada de Ferro Carajás – EFC, parte integrante do programa Capacitação Logística Norte (CLN) S11D, distribuídas ao longo da ferrovia nos estados do Maranhão e Pará, com fornecimento de materiais. Também executou a duplicação nos segmentos 44-45, 45-46 Semi e 46-47 Semi da ferrovia.

Atualmente, tem executado manutenções em diversos segmentos da via, como a drenagem e repotenciamento de via de rolamento no Pátio de Carajás e Pátio B da Usina I, reforço de plataforma (Km 729), substituição de TUs (Km 441 e 449), serviço de intervenção (Km 763), obras de Integridade nos KMs 4, 111, 214, 217, 442, 490 e 494 da EFC.

Engenharia de Valor para garantir maior crescimento e desenvolvimento para o país

Estas foram algumas das muitas obras realizadas pela Teixeira Duarte no país, que empenha todos os seus esforços para desenvolver obras que incorporem o DNA da empresa e sejam capazes de transformar para melhor a vida das pessoas que são diretamente impactadas por elas.

Desta forma, reforça seu compromisso com o crescimento sustentado do país, por meio do desenvolvimento de uma engenharia de qualidade, baseada em seus valores estruturantes – o Engenho, a Verdade e o Compromisso – e convicta de sua missão: “Fazer, contribuindo para a construção de um mundo melhor”.

construção ponte rio almada

EMPA firma contrato com a BAMIN para construção de ponte e vias de acesso na região de Ilhéus.

EMPA firma contrato com a BAMIN para construção de ponte e vias de acesso na região de Ilhéus

A Empa S.A., Serviços de Engenharia, empresa do Grupo Teixeira Duarte, celebrou um contrato com a BAMIN para a execução das obras iniciais do Porto Sul, no município de Ilhéus, Bahia.

Trata-se de um importante passo para a expansão das atividades da BAMIN na região de Ilhéus, ligadas ao Porto Sul.
Com quase 70 anos de história, a EMPA é reconhecida no mercado brasileiro da construção pesada, principalmente em projetos de rodovias, ferrovias e hidroelétricas. Ao longo da sua trajetória, participou de obras de grande complexidade, que contribuíram para o crescimento e desenvolvimento do Brasil, e faz parte do Grupo Teixeira Duarte desde 2007.