Centro de Compras Feira da Madrugada

A Feira da Madrugada é um grande centro comercial que contou sempre com um crescimento orgânico para fomentar o negócio local no Brás, mais especificamente nas ruas: Bom Retiro, Santa Ifigênia e também na 25 de Março. Porém, desde 2015, a prefeitura de São Paulo buscou requalificação urbana para o local e tornar o centro de compras mais organizado, seguro, regulamentado e pronto para oferecer um ambiente interessante para a população que lota os corredores em busca dos preços mais baixos oferecidos no local.

As mudanças propostas com as obras trarão evolução social para o centro de compras, com melhor qualidade de vida para os pequenos comerciantes presentes no local e também para todos os prestadores de serviço próximos, gerando um benefício econômico para o bairro e para o município como um todo.

Recentemente, a Teixeira Duarte foi adjudicada para as obras remanescentes do Centro de Compras Feira da Madrugada, que incluíram serviços de acabamentos internos, instalações técnicas, além de fachadas e paisagismo externo. 

Após as conclusões das obras, o centro popular terá três pavimentos de lojas, com capacidade para 4 mil boxes e mil lojas. Terá também praça de alimentação com mais de 1.200 lugares, além de banheiros em todos os pavimentos. O estacionamento terá 315 vagas para ônibus e mais de 2.200 para veículos. O que já era o maior centro popular de compras da América Latina, será ainda maior. Um verdadeiro marco para o comércio da região e também para o país!

A obra

conceito

A mobilização foi realizada ao longo do mês de setembro de 2020, atualmente estão sendo executados os serviços de alvenaria, revestimentos, instalações provisórias, proteções coletivas, impermeabilizações e instalações.

Os principais serviços que serão realizados no empreendimento são: alvenarias de vedação, cerca de 85 mil m², revestimentos de fachada com brises, assim como telas e placas perfuradas, em cerca de 15,6 mil m², estruturas de cobertura e passarelas com 247 toneladas de aço,  revestimentos de 113 mil m² nas paredes, impermeabilizações de 74 mil m², instalações elétricas, com capacidade para 7.000 KVA, instalações de HVAC, com 3.000 TR, reservatório de água potável com capacidade para 1.265 m³. Também serão instalados 226 hidratantes, 15.460 bicos de sprinkler, bem como automação predial com sistema de monitoramento e controle.

Centro de Compras Feira da Madrugada: desafios

O maior desafio neste empreendimento é o prazo para conclusão das obras. Pois será necessário construir 182 mil metros quadrados em um apertado cronograma de 14 meses.

Portanto, será necessária uma precisão ímpar ao dimensionar equipes, realizar a programação dos serviços e também uma atenção especial para o planejamento logístico, tanto dos materiais quanto dos equipamentos.

 

Sustentabilidade no Centro de Compras Feira da Madrugada

Nas obras da Teixeira Duarte, a sustentabilidade é uma preocupação constante. Por isso, na Feira da Madrugada, foram adotados sistemas de reaproveitamento de águas pluviais para irrigação. Todas as luminárias são em LED, que oferecem uma economia substancial. Além de um sistema de regeneração de energia, abastecido pela frenagem dos elevadores. Também foi executado um sistema de tratamento de água antes de encaminhá-la às redes coletoras públicas.

Investimento

O shopping popular é de propriedade do Consórcio Circuito de Compras São Paulo S.A, que foi vencedor da concorrência pública e atuará por 35 anos no empreendimento. O investimento soma cerca de R$ 500 milhões para as obras.

Confira algumas fotos do empreendimento e as dimensões desta importante obra:

area-externa-feira-da-madrugada vista-aerea-feira-da-madrugada feira-da-madrugada-em-construcao