A Teixeira Duarte – Engenharia e Construções S.A., integrante do Consórcio Santa Teresinha, assinou contrato com a Prefeitura Municipal de Santo André para a execução das obras do Complexo Santa Teresinha e Recuperação Estrutural com Reforço e Remodelação do Viaduto Castelo Branco, no valor de R$ 145 milhões e prazo de execução de 24 meses.

Parte de uma importante ligação viária na região do ABC paulista, formada pelas Avenidas Lions e Prestes Maia, o Complexo Santa Teresinha está localizado no cruzamento da Av. dos Estados com a chegada do viaduto Presidente Castelo Branco. O complexo fica próximo à estação Prefeito Saladino (Linha 10 Turquesa da CPTM) e o Terminal Rodoviário, em Santo André, e é dividido pelo Rio Tamanduateí.

A proposta de requalificação urbana da área tem por objetivo resolver problemas de mobilidade urbana nas diferentes escalas, para os diferentes tipos de usuários.

O projeto prevê a recuperação estrutural e a adequação do traçado do Viaduto Presidente Castelo Branco. Além disso, contempla a construção de uma nova ponte, que fará a travessia de chegada à Alameda Martins Fontes, e de um novo viaduto junto à praça Samuel de Castro Neves, que possibilitará a realização do retorno viário. Para eliminação dos cruzamentos, dois outros viadutos serão construídos no alinhamento do Rio Tamanduateí, e dois novos pontilhões promoverão a ampliação da travessia do rio. Ou seja: 4 Obras de Arte Especiais (Ramos 100, 200, 300 e 400), 2 pontes objetivando o fluxo e transposição entre os sentidos São Paulo / Mauá na Av. dos Estados, e a recuperação estrutural de um viaduto.

Além das melhorias viárias, o projeto de urbanismo contempla diversas melhorias voltadas aos pedestres e ciclistas, com ênfase na requalificação ambiental no entorno do complexo.

A passarela existente será demolida e substituída por uma ponte em nível, exclusiva aos pedestres e ciclistas. A praça Samuel de Castro Neves dará lugar ao Parque Urbano Santa Teresinha, que receberá vegetação nativa de médio e grande porte, incluindo árvores frutíferas, caminhos de passagem e conexões aos equipamentos de esporte e lazer.

Para a Teixeira Duarte é um enorme privilégio poder executar esta importante obra de infraestrutura, que contribuirá com a requalificação das vias, mobilidade urbana e qualidade de vida desta área industrial da região Metropolitana de São Paulo, e com qualidade de vida dos moradores e trabalhadores do ABC. Confira o vídeo do projeto.