Infraestruturas Ferroviárias e Metroviárias

Infraestruturas Ferroviárias e Metroviárias

Para realizar as infraestruturas ferroviárias e metroviárias, o Grupo Teixeira Duarte conta com sua participada Somafel, empresa fundada em 1956, que se dedica exclusivamente a este tipo de infraestruturas. À semelhança dos demais setores da Teixeira Duarte, a Somafel está presente nos diversos mercados em que atuamos, reforçando assim as sinergias de um Grupo com as nossas características.

A Somafel realiza todas as atividades inerentes ao seu objeto, designadamente construção, renovação e manutenção de superestrutura de vias permanentes de passageiros e de cargas, incluindo, quando aplicável, os trabalhos de eletrificação e catenária.

No Brasil, a Somafel é responsável pelas obras de superestrutura ferroviária e auxílio à sinalização para as duplicações de diversos segmentos da Estrada de Ferro de Carajás – EFC, em uma extensão aproximada de 170 Km. A Estrada de Ferro de Carajás é atualmente a maior ferrovia de transporte de mercadorias e passageiros em operação no Brasil e uma das ferrovias com maior capacidade de transporte de mercadorias do mundo. Com aproximadamente 900 km de extensão, por ela são transportados mais de 200 milhões de toneladas de carga e 350 mil passageiros por ano.
Também foi responsável pela execução e instalação da superestrutura de via permanente do VLT Carioca. Este Veículo Leve Sobre Trilhos liga o centro da cidade do Rio de Janeiro à Região Portuária, também conhecida como “centro antigo”. Esta linha de VLT soma 28 km de extensão, com 32 paradas, merecendo por isso especial destaque, na medida em que proporciona a integração entre distintos modais de transporte, designadamente; metrô, trens, barcas, teleférico, redes de ônibus e o aeroporto Santos Dumont. A alimentação do veículo é feita por um sistema chamado APS (alimentação pelo solo), mais conhecido por “Terceiro Trilho”.

Conheça outros projetos de Infraestruturas ferroviárias e metroviárias realizados pela Teixeira Duarte:

Atravessamento Ferroviário do Sado e Viadutos de Acesso
Ponte sobre o Rio Tejo (25 de Abril)
Ponte Ferroviária de São João sobre o Rio Douro
Estrada de Ferro de Carajás – EFC
Execução e Instalação de Superestrutura de Via Permanente do VLT Carioca
Linha 02 do Metrô de Salvador – Montagem de Via Permanente no Sistema Top Down
Empreitada de Execução de Superestrutura de Via da Ferrovia Integração Oeste Leste (Fiol) – Lote 3
Empreitada de Substituição dos Trilhos de Translado dos Guindastes no Pier
Empreitada de Instalação de Caminho de Rolamento de Grua no Porto do Açu
Empreitada de Execução de Soldas Elétricas na Supervia
Empreitada de Execução de Caminho de Rolamentos no Porto de Jurong – ES
Empreitada de Serviço Mecânico Pesado com Regularização de Lastro
Duplicação da Estrada de Ferro de Carajás – EFC
Empreitada total para a construção de Obras Civis, Drenagens, Obras de Arte Corrente, Obras de Arte Especiais, Terraplanagem e Infra de Sinalização
Serviço de Manutenção do Sistema Metroviário do Distrito Federal
Estação do Terreiro do Paço da Linha Azul do Metropolitano de Lisboa
Projecto/Construção das Infraestruturas de Longa Duração da Rede de Metropolitano Ligeiro da Margem Sul do Tejo
Modernização da Linha Ferroviária Thenia/Tizi-Ouzou e a sua Electrificação até Oued Aissi
Modernização da Linha Ferroviária do Norte – Subtroço 3.2 – Quintans/Ovar
Metropolitano de Argel – Troço Place Emir Abdelkader / Place des Martyrs
Túnel dos Troços Parciais 52º e 53º da Linha Amarela do Metropolitano de Lisboa